O Dia Da TV Faliu

Dr. Michael LaitmanPergunta: Há vinte anos, a ONU declarou o Dia Internacional de TV, no qual se sugeriu trocar os programas comuns por programas dedicados a questões internacionais como paz mundial, segurança, desenvolvimento econômico e social, expansão de empreendimentos interculturais, etc.. O que é o Dia da TV para você?

Resposta: Eu diria que é uma oportunidade perdida para educar a humanidade e trazê-la para um lugar melhor e mais seguro. A oportunidade foi dada, mas a humanidade não a tem usado por causa do grande egoísmo prejudicial que todos nós temos.

Nós transformamos a televisão em um meio para obter lucro, um foco de todos os tipos de violência, indiferença e crueldade. Essa é a razão de tais dias serem um lembrete dos marcos que temos pisado e arruinado.

Pergunta: Será que eles tinham boas intenções?

Resposta: Desde o início a televisão foi um mero meio para transmitir desinformação e enganar o público.

Quem está à frente dos canais de TV? Que grupo de pessoas? Magnatas. Não há nada público nisso. A televisão não se tornou uma fonte de informação, cultura, ciência ou arte. O conteúdo que ela apresenta serve apenas para preencher as necessidades básicas do público ou o denominador comum mais baixo e isso é tudo.

Pergunta: Você acredita que pode haver um tipo diferente de televisão, um tipo ideal?

Resposta: Não, talvez programas sobre o mundo animal e canais de esportes em algum grau. O esporte hoje é uma grande confusão, um império onde se celebra o egoísmo e onde tudo pode ser comprado e vendido. No passado havia um bom programa para viajar ao redor do mundo, mas hoje esse tipo de programas só mostra onde há restaurantes e que tipo de pessoas comem alimentos em lugares diferentes, onde você pode encontrar melhor comida ou uma melhor massagem, e pronto.

Pergunta: Como você gostaria que fosse um bom canal de TV?

Resposta: O melhor canal de TV deve tornar o dia seguinte melhor do que aquele que o precedeu: mais seguro, agradável, brilhante e caloroso.

Nós devemos sempre nos certificar de que as pessoas sejam mais amigáveis, mais unidas, que entendam o mundo onde estamos vivendo, e que elas se relacionam entre si adequadamente, a fim de garantir o futuro de seus filhos e netos.

A televisão não se envolve nisso, mas, em princípio, deve se envolver nisso 100% do tempo.

Pergunta: Você está falando de educação?

Resposta: Só dela! Mas ela deve ser apresentada em diferentes formas, mesmo como filmes russos ou de Hollywood, não faz diferença. Podem ser os mesmos tipos de programas, mas com uma ênfase totalmente diferente.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 21/11/16