Nova Vida # 444 – Chanucá: A Guerra Dos Macabeus Contra Os Gregos

Nova Vida # 444 – Chanucá: A Guerra Dos Macabeus Contra Os Gregos
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e YaelLeshed-Harel

Resumo

O que Chanucá simboliza? O que é a guerra que ocorreu entre os Macabeus e os gregos e como ela se relaciona com o objetivo da criação e o papel que a nação de Israel tem que cumprir?

Chanucá simboliza a primeira ascensão espiritual de uma pessoa.

O domínio grego é uma casca (Klipa), uma força do mal que limita a nossa consciência, de modo que não vamos sentir o Criador. Os gregos não exigiram uma mudança em nossa vida corporal; eles queriam controlar o nosso espírito. Os gregos se opuseram a nossa adoração do nosso Deus, segundo a qual, através do amor ao próximo, a pessoa se conecta ao Criador.

A guerra dos Macabeus foi uma guerra ideológica sobre a definição de quem e o que é a força superior. A guerra principal foi entre a nação de Israel, entre os Macabeus e os helenistas. A nação de Israel só existe porque tem uma raiz espiritual. Se não estivermos conectados, não há nenhuma nação de Israel.

Yashar-El significa que através do amor e conexão entre nós chegamos a um amor maior, que é a força superior. Nós construímos um abrigo pelo amor entre nós que será capaz de absorver a força superior que é amor e doação absoluta.

A idolatria existe até hoje. Nós adoramos o “Deus da ciência”, por exemplo.

Chanucá simboliza o nosso retorno à nossa guerra interna, à conexão com os outros e à descoberta da força superior entre nós.

De KabTV “Nova Vida # 444 – Chanucá: A Guerra Dos Macabeus Contra Os Gregos”, 07/10/14