Nova Vida # 741 – Uma Verdadeira Bênção

Nova Vida # 741 – Uma Verdadeira Bênção
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

Os costumes judaicos decorrem de Cabalistas que descobriram o sistema de liderança através do qual o Criador, a força superior, nos opera. As bênçãos significam que eu revelei a força superior como boa e benevolente, e, portanto, a abençoo.

O Criador criou a inclinação ao mal em nós, o ego, e “criou a Torá como tempero para ele”, uma força positiva que pode equilibrar o ego. Nós temos que chegar a um estado em que dizemos as bênçãos não apenas como palavras de nossa boca, mas em pensamento e desejo. Isso acontece como resultado da correção do ego.

A sabedoria da Cabalá nos ensina que é possível corrigir o ego através de uma conexão especial de garantia mútua entre as pessoas. Assim, do amor das criaturas chegamos ao amor do Criador. O esforço para se conectar evoca uma força positiva sobre nós que equilibra o ego. As bênçãos entre uma pessoa e seu amigo são destinadas a ser o resultado de nosso pedido, pedir ao Criador pelo poder de amar os outros. O Criador quer que todos nós alcancemos o seu nível, e assim, a verdadeira cura de uma pessoa pode ser apenas como resultado de corrigir a si mesma.

Na espiritualidade, a pessoa descobre que é um pequeno mundo, o que significa que tudo está dentro dela. Assim, quando ela se corrige, corrige o mundo, e quando vê que alguém sofre, entende que tem que se corrigir. Virar-se ao Criador é um pedido pelo poder de ver corretamente a realidade. “Não há outro além Dele, o bom e benevolente”. A princípio não há nada em nós, exceto a inclinação ao mal. Todo o bem que aparentemente fazemos decorre de nosso egoísmo. Quando abençoamos, abençoamos o surgimento da força do bem que fomos recompensados realmente revelar.

Toda a realidade existe entre duas forças: a força de recepção e a força de doação, que temos que adquirir. Nós temos que ascender a um estado em que vamos sentir os outros, assim como sentimos a nós mesmos; os corpos não vão nos separar. As bênçãos que as pessoas se abençoam simbolizam o nível que temos que alcançar com a ajuda dos nossos esforços em se conectar. Por fim, a pessoa descobre que não há outras pessoas diante dela, exceto o Criador, o que significa que só ela e o Criador existem na realidade.

De KabTV “Nova Vida # 741 – Uma Verdadeira Bênção”, 05/07/16