Física Para Os Ortodoxos

Laitman_514_02Pergunta: Na reunião do 18º Knesset, passou uma lei de educação compulsória sobre temas essenciais (matemática, física e outras) para as escolas ultra-ortodoxas. No entanto, os ultra-ortodoxos estão introduzindo outro projeto de lei para anular essa reforma.

Como você se sente sobre a proposta de ensinar assuntos essenciais para uma formação geral em todas as escolas?

Resposta: Eu não entendo o medo dos ultra-ortodoxos. Isso não inclui história, ciências sociais, cultura ou arte. Esses são assuntos essenciais hoje para todas as pessoas aplicarem em qualquer trabalho.

Talvez eles tenham medo de ficar sem seu eleitorado ou que as pessoas vão se tornar mais seculares, começarão a trabalhar e deixar suas comunidades onde as crianças crescem sem uma profissão; eles não têm graus e devem estudar em uma kollel [Instituto para Talmude avançado e estudo da literatura rabínica] para bolsa de estudos para os pobres. O problema é agravado pelo fato de que eles recebem grandes benefícios do estado de acordo com o número de crianças na família.

Se você considerar a situação de uma perspectiva futura, por um lado, em qualquer caso, tudo está indo em direção a uma redução do número de lugares para se trabalhar, porque os robôs e máquinas automatizadas vão entrar tanto em nossas vidas que simplesmente não seremos capazes de encontrar trabalho para todos. Por outro lado, apesar de tudo, é necessário dar à pessoa um trabalho mínimo além de estudar Torá. Pelo menos, isso é o que os americanos fizeram. Mas pode ser que em um determinado grau isso os levou a começar a se distanciarem da religião, das comunidades judaicas e gradualmente se espalharam por toda a América. O problema é grave e, tanto quanto ao que parece, os ortodoxos estão considerando essa questão.

Eles devem ficar de guarda em relação à sua comunidade e estão fazendo isso magnificamente. Eles usam o que podem obter da nação e de organizações de auto-gestão local. Eles são bons políticos que podem ver tudo corretamente, prever a evolução e chegar a acordos. Eles entendem o que devem fazer. Há uma compreensão completa de seus problemas internos, mas externamente eles sempre se apresentam como uma força monolítica única.

Comentário: Em princípio, este é um tipo de preservação ….

Resposta: Essa preservação é correta porque na percepção deles não há nada de novo no mundo, “Se esperarmos 30 anos, nada vai acontecer”.

Preservação como essa é justificada. Portanto, eu acho que eles sabem o que estão fazendo e todos os nossos pontos de vista seculares sobre o seu comportamento, nos quais nós imediatamente os denunciamos e julgamos, é derivado de um ponto de vista em que tudo deve ser mudado imediatamente e ser constantemente vestido em outra forma.

Enquanto eles assumem que mudanças podem esperar, a principal coisa é manter sua comunidade junta, sob o mesmo teto, por trás de uma cerca, e não permitir de qualquer jeito que ela se dissolva ou se disperse.

Comentário: De acordo com a teoria Cabalística, o ego está crescendo e de uma forma ou de outra, ele sempre vai ganhar, o que significa que as barreiras serão rompidas ….

Resposta: Isso só será no fim dos dias. Primeiro de tudo virá a partir dos estratos seculares da população através das comunidades judaicas religiosas moderadas. E apenas no final, quando todo o resto já estiver perto da correção e unidade, a Luz da correção, por meio das camadas externas, vai gradualmente se manifestar entre eles.

Até então, eles serão contra quaisquer alterações; eles vão odiar a sabedoria da Cabalá e isso vai continuar até o fim dos dias.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 24/07/16