O Temor Diante Do Criador

Laitman_633_4Torá, “Deuteronômio” 4:09 – 4:10: Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos. O dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: “Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as Minhas palavras, e aprendê-las-ão, para Me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos”.

O temor (medo) não é um temor do Criador ou das pessoas, mas um temor de que não vou ser capaz de fazer tudo o que é necessário para Ele.

Comentário: Então por que é dito: “Para Me temerem todos os dias que na terra viverem”?

Resposta: Neste caso em particular, nós estamos falando do temor animal inerente às pessoas. A maneira como a pessoa teme trovões, relâmpagos, feras, ladrões e os inimigos, da mesma forma ela teme o Criador. Mas o temor animal não pode ser comparado de forma alguma ao temor espiritual, quando você faz um cálculo não sobre si mesmo, mas sobre a sua atitude para com o Criador.

Uma pessoa que existe no mundo espiritual não pode se permitir não ter medo diante do Criador. Do ponto de vista do egoísmo ou de outros cálculos, isso não importa à pessoa e ao Criador. Ela simplesmente não pode se permitir qualquer atitude a tal grande ideal, além do medo.

O Criador não é uma pessoa, nem algum tipo de imagem, mas um modelo de doação, amor, e a capacidade de sair de si mesmo.

Observação: Antes de atravessar o limite espiritual, o Criador está oculto de nós. E depois do cruzamento, a pessoa se começa a esconder, como Moisés, que se esconde sob a rocha o tempo todo. E as pessoas percebem isso como um medo do Criador.

Resposta: Em primeiro lugar, não deve haver temor do Criador. A questão é que o Criador não nos pune, mas nos conduz, ensina e educa. Sendo a qualidade de doação e amor absoluto, a qualidade superior da natureza, Ele não procura fazer algo especificamente com cada um de nós, mas com amor e carinho infinito Ele constantemente nos mostra como devemos mudar.

Se entendemos isso, temos uma conexão muito clara, direta, sensível com o Criador, e cada vez podemos corrigir especificamente a nós mesmos, a fim de alcançar constantemente esse estado com uma melhor compreensão da missão superior, conscientemente, e não por temor.

Pergunta: É possível dizer que esse temor é o temor de não amar o suficiente, não dar o suficiente?

Resposta: O fato é que é impossível descrever qualidades espirituais em palavras. Somente quando a pessoa as recebe é que começa a entender o que a Torá está falando; caso contrário, é inútil.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 10/02/16