Um Martelo E Uma Bigorna

laitman_232_04Pergunta: Há uma sede de conhecimento e de espiritualidade que está despertando hoje. Será que a força que é contra o conhecimento e a realização aparecem ao mesmo tempo?

Resposta: Deve ser assim! Uma pessoa recebe tanto a força que impulsiona como a força que resiste de modo que descobre a si mesma através dessas duas forças.

Se uma pessoa avança apenas pela força da natureza, será o resultado da força evolutiva instintiva que levou a humanidade a se desenvolver por milhões de anos. A humanidade não se desenvolveu por si só, mas foi desenvolvida por essas forças.

Quando uma pessoa deseja se desenvolver sob a pressão de uma força externa, e, ao mesmo tempo, há uma outra força externa que é uma força de resistência, a pessoa se sente como se estivesse entre o martelo e a bigorna. Esse é o ponto a partir do qual a pessoa pode se desenvolver e se descobrir, e crescer através dessas duas forças opostas. A pessoa se transforma numa criatura espiritual através do conflito certo entre as duas forças.

A força superior leva a pessoa a esclarecer as coisas entre essas duas forças, a fim de formar a terceira força através delas, chamada de linha do meio.

Pergunta: Nós podemos dizer que existem várias realizações espirituais, ou há apenas uma?

Resposta: A natureza do nosso mundo é o ego, e a natureza do mundo superior é o atributo de doação, que é expresso pelo altruísmo.

É no topo do conflito entre essas duas forças que nos equivalemos ao Criador. Não há outro caminho.

Portanto, todos os métodos que usam diferentes forças, ações e manipulações simplesmente não sabem nada sobre esses dois parâmetros principais na natureza, a força de recepção e a força de doação, uma contra a outra.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/01/16