O Estado De Israstina

Laitman_417Comentário: O líder da esquerda, Isaac Hertzog, disse que as ações dos extremistas de direita e de esquerda levarão ao estabelecimento de um novo Estado de Israel, chamado “Israstina”, e que precisamos nos unir.

Resposta: Ao que essa unidade se reduz? Afinal, um político não pensa em nada, exceto chegar a uma posição mais elevada. Esta é a razão pela qual ele é um político.

Eu acredito que disputas políticas têm sido sempre a morte de Israel porque somos uma nação com base na unidade entre diferentes povos. Abraão formou um grupo que mais tarde foi chamado de Israel a partir de povos que viviam na antiga Babilônia, que eram muito diferentes uns dos outros, e então, o que constitui a nação Judaica é, na verdade, a unidade entre seu povo.

Os Judeus não têm nenhuma nacionalidade e quem se junta à ideia de unidade, a correta integração mútua entre as pessoas, é chamado de Judeu. A palavra “Judeu – Yechudi” vem da palavra hebraica “união-Yichud“. Portanto, “ama o teu amigo como ti mesmo” é a principal lei natural e a base para a existência de nossa nação.

Mas nós esquecemos tudo isso e não temos vivido de acordo com isso há muito tempo. Nós não somos mais os mesmos Judeus da antiguidade. Não temos a mesma ideologia, a mesma base ou a mesma constituição. No entanto, a natureza ainda nos trata de acordo com o mesmo princípio, o que significa que temos que existir acima de todas as diferenças, em unidade, pois, caso contrário, não seremos uma nação.

É assim que o primeiro Templo foi destruído. Então nós nos unimos um pouco e construímos o segundo Templo; depois, nós começamos a lutar uns contra os outros mais uma vez e devido a isso o segundo Templo foi destruído.

Isto significa que a coisa mais importante para a nossa nação é a nossa união, apesar de todos os problemas que surgem entre nós, como se diz “o amor cobrirá todas as nossas transgressões”.

Nós devemos compreender que temos que viver em dois níveis. No piso inferior, nós podemos sentir repulsa a tal ponto que não falamos um com o outro, como acontece frequentemente entre os Judeus. Há uma piada sobre um Judeu que constrói duas sinagogas, uma que ele vai e uma que ele diz que nunca vai pôr o pé. Ele constrói a segunda sinagoga de propósito para não pôr o pé lá. Isso expressa a atitude dos Judeus entre si.

Hoje nós temos que simplesmente restaurar os dois níveis, estabelecer uma atitude de amor acima de todas as nossas transgressões, e viver nestes dois níveis. Por um lado, não podemos aceitar um ao outro de acordo com o ego material no nível animal. Como um ser humano, eu não aceito e odeio você, e os outros também, mas mesmo assim eu cubro isso com amor na minha conexão com os outros, sem destruir o ego. Na verdade, é como resultado de viver essa dupla atitude dos dois níveis que não amo você, mas, apesar de mim mesmo e minha atitude para com você, eu o amo.

É um sistema muito complexo de relações mútuas, mas somente na conexão entre essas duas dimensões é que o Criador é revelado, e o sistema da Governança superior que desce até nós de Cima. Quando nos concentramos neste sistema de relações mútuas, o mundo superior é revelado para nós. Portanto, isso é o que devemos fazer.

Ninguém entende isso, nem os de esquerda, de direita ou de centro, de modo que não teremos êxito a menos que implementemos a regra de nossas relações mútuas.

Eu sei que sou um egoísta, mas nós temos que construir uma ponte entre nós acima do abismo que nos separa. O abismo permanece, mas nós estamos constantemente mantendo nossas intenções conforme sustentamos e construímos cada vez mais a ponte entre nós.

Na verdade, é acima deste abismo, na conexão entre nós, que é revelada a força superior que nos permitirá sentir o verdadeiro mundo, a verdadeira existência, a eternidade e a plenitude. Vamos revelar o significado da criação deste mundo. Então vamos ver e descobrir o que é o jardim do Éden e entrar nele. Esse é o caminho para a felicidade.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 06/03/16