Mitos Sobre A Economia

Dr. Michael LaitmanOpinião (Sergei Cherkasov): ” Os economistas afirmam ser cientistas. Mas se a economia fosse uma ciência, deveria ter um poder preditivo. O quão distantes estão as previsões de vida dos economistas, é bem conhecido….

“Se olharmos para a abundância de grandes escolas e pequenas seitas que não conseguem conciliar seus pontos de vista, então parece que a economia não é uma ciência, mas fé: cada seita com seus próprios mitos. …

“Particularmente ativa no mercado de ideias econômicas neoliberais, a Rússia não é exceção. Desde a época de Adam Smith, os liberais acreditam na “mão invisível do mercado”, que vai cuidar de tudo. …

” O primeiro mito. ‘A economia deve ser econômica!’ …

“Ele começa geralmente com o mantra de que é hora de apertar o cinto. Nós precisamos cortar custos. O que vamos cortar? Isso mesmo: os programas sociais e esferas orçamentais: medicina, educação, ciência e outros.

“Para onde isso vai levar?

“Obviamente para o mesmo lugar: ao empobrecimento da população, para reduzir seu poder de compra e a atividade económica.

O segundo mito. Como o liberalismo é a ideologia dos ricos, os economistas liberais estão muito nervosos em aumentar a carga fiscal sobre as camadas ricas. Eles acreditam que o imposto dos ricos dissuade os investidores e afeta o desempenho econômico. No entanto, sabe-se que nos países mais prósperos: Suécia, Noruega e Dinamarca, está a política fiscal mais rígida. …

O terceiro mito . … É um mito de que a propriedade privada torna o estado mais eficiente. …

“A experiência mundial mostra que a privatização raramente resultou num aumento na eficiência de produção. …

“Noam Chomsky diz a esse respeito:

As empresas estatais têm uma série de benefícios colaterais. Elas podem até funcionar com uma perda, especificamente para estes spin-offs (derivagens). Por exemplo, se a empresa siderúrgica estatal opera com perda, os outros setores obtêm aço mais barato. Em suma, os benefícios obtidos. Em tempos de crise e recessão todas as empresas privadas estão cortando pessoal e aumentando o desemprego. As empresas públicas podem salvar empregos nessa situação até que a crise não passe.

“Por que, então, os liberais insistem na privatização? Com a empresa nas mãos do Estado, é difícil ter lucros ….

Quarto mito. De acordo com os liberais, qualquer tentativa de implementar a regulação do mercado financeiro e de restringir o volume das transações especulativas irá destruir o setor bancário comercial.

“No entanto, isso não acontece. Infelizmente, o famoso especulador financeiro George Soros sugere:

No século XIX, quando o estado não interferia no setor bancário, as crises financeiras ocorriam uma após a outra.

“Nos anos 50 e 60 do século XX, o nível de controle estatal sobre o setor bancário era grande o suficiente. Isso levou a um aumento geral da riqueza e à ausência de crises financeiras. Quando estava sob a influência das ideias liberais, o Estado diminuiu a intervenção neste setor, o que levou à crise financeira de 2008. E não se admire! Transações especulativas dos bancos nos mercados financeiros atingiam 40% do volume total.

“Como resultado, eles mesmos haviam sofrido, perdendo todo esse lucro fabuloso e fácil. E nós os salvamos, entre outras coisas, devido aos fundos gerais do orçamento nacional”

Meu Comentário: A iniciativa privada é benéfica nos estágios iniciais de desenvolvimento das relações de produção e comércio. Mas depois ela não cria um desenvolvimento, mas inventa truques de como se enriquecer através de jogos bancários e monopólios.