Sofrimento Devido À Uma Vida Sem Sentido

Laitman_180Opinião (Viktor Frankl, livro): “Cada época gera uma neurose única. No início do século XX, as pessoas consideravam que a falta de satisfação sexual era a fonte de todos os nossos problemas. Agora, no entanto, no início do século XXI estamos preocupados com outra coisa, com nossa decepção com a vida.

“Se antes uma pessoa sofria de um complexo de inferioridade, hoje ela sofre de um sentimento de vazio, uma sensação de viver uma vida sem sentido.

“Um estudante americano escreveu que todos os seus amigos e parentes nos Estados Unidos, os jovens de sua idade, estão tentando entender para que eles vivem, em primeiro lugar. A decepção com a vida também afeta as pessoas que pertencem à geração mais velha, que têm carreiras de sucesso e são consideradas pessoas de sucesso. Agora vamos ver cada vez mais claramente que a sensação de que a vida não tem sentido está penetrando todos os aspectos da nossa vida. Nossos instintos animais não dizem à pessoa o que ela precisa, e as tradições não lhe ensinam mais o que fazer, e assim, por não saber o que precisa e como deve viver, a pessoa não consegue entender o que quer.

“Entre as principais causas de morte de estudantes norte-americanos, depois dos acidentes de carro, está o suicídio. 85% dos alunos que foram entrevistados não encontraram qualquer sentido na vida. 93% dos estudantes eram ​​física e mentalmente saudáveis e viviam num alto padrão de vida, tinham boas relações com seus pais, envolvidos em atividades sociais e se destacavam em seus estudos. Uma pessoa naturalmente aspira a determinar e cumprir o seu objetivo na vida, que é uma aspiração por um sentido na vida. A aspiração por um sentido na vida não é um sonho e nem autoengano, mas a autoprogramação que determina o futuro de uma pessoa. Esta motivação é um atributo humano único. A pessoa pensa nisso quando todas as suas necessidades corporais são cumpridas, o que significa que a aspiração por um sentido na vida é uma motivação independente e não o resultado de outras necessidades.

“Uma pessoa sempre aspira a ultrapassar os limites de sua própria personalidade e é atraída por algo maior, seja um objetivo que ela deve cumprir ou o amor de outra pessoa. Uma pessoa se abre por causa de seu próprio interesse ou por causa do amor. Quanto mais ela se dedica ao seu trabalho ou ao amor dos outros, mais humana ela é, estando assim mais perto de si. Na verdade, uma pessoa só pode descobrir-se quando se esquece de si mesma, e como resultado da autonegação”.

Meu Comentário: A verdadeira realização do sentido da vida está em alcançar a fonte, o Criador. Só então a pessoa sente que é preenchida com o sentido do universo eterno e perfeito. Essa inclinação é embutida em nós pela natureza, pelo Criador, e por isso temos que descobrir sua essência e o método de realização, a sabedoria da Cabalá.