Einstein: Bom Ou Mau?

laitman_629_3Pergunta: Como desenvolvemos um novo Einstein?

Resposta: Isso não depende de nós, e é improvável que precisemos disso. O Sr. Einstein não fez nada de bom para nós; além disso, ele ajudou a construir a bomba atômica e nos disse que existem propriedades em nosso mundo que não entendemos.

Teria sido melhor se ele e o resto dos físicos nucleares não fizessem nada. Poderíamos sobreviver bem sem a energia nuclear e certamente sem a bomba atômica. Portanto, não precisamos de um Einstein ou de uma geração de líderes espirituais.

Eu acredito que a ciência do século XX não beneficiou a humanidade, mas, para não negar suas realizações, a ciência fez bastante. No entanto, na verdade, quase tudo se virou contra nós. Claro, nós não estamos trabalhando tão duro como antes. Temos máquinas de lavar para substituir o trabalho duro das lavadeiras. Grandes empresas fabricam produtos semiacabados, e estamos prontos para comprar alimentos que só precisam ser aquecidos no microondas.

Isto está claro, mas o que isso nos dá? O que fazemos com o tempo restante que temos? Nos enchemos com mais preocupações, e como resultado estamos esgotando a Terra dos seus recursos naturais.

Eu não vejo que as pessoas se tornaram mais felizes em nosso século. As pessoas costumavam ouvir música, ir ao teatro, se interessavam por literatura e em ler romances grossos. Hoje, uma pessoa pode ler apenas duas linhas e não consegue mais ler. Se os primeiros minutos de um filme não captam seu interesse, ela desliga a televisão.

Como chegamos a isto? De que forma uma pessoa é mais feliz hoje do que há um século atrás? No fato de que agora ela não trabalha tão duro? Mas o que é a aliviou do trabalho?

Acontece que os “Einsteins” não nos trouxeram nada, exceto dano, embora fossem boas pessoas.

Apesar do fato de que eu amo a ciência e fortemente a saúdo, não posso dizer que a ciência se mistura com o egoísmo do homem. Einstein produzindo uma bomba má não é bom. Portanto, nós temos que corrigir primeiro o homem e depois desenvolver a ciência. Caso contrário, vamos desenvolvê-la em nosso próprio detrimento.

Eu voltaria com prazer cem anos e em vez de ciência, introduziria a educação integral obrigatória para todos. Somente na medida em que ela pudesse ajudar a humanidade, eu permitiria que as pessoas desenvolvessem a ciência. Então, a ciência beneficiaria a humanidade. Como resultado de uma educação integral, a pessoa deve vir a sentir o mundo inteiro e que ele é uma única unidade. Então, sua pesquisa nunca resultaria na criação da bomba. Ela simplesmente não poderia fazer nada prejudicial para nós, da mesma forma que qualquer homem que aspira a fazer o que é útil.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 13/05/15