O Povo Baseado Na Ideologia

Dr. Michael LaitmanPergunta: No momento, o antissemitismo está em ascensão em os EUA. Nas instituições de ensino superior, houve campanhas para expulsar estudantes judeus de albergues. Que tipo de futuro nós podemos esperar nos EUA no que diz respeito a esta questão que, infelizmente, temos que levantar?

Resposta: Nós só podemos dizer que, como nosso mundo se torna cada vez mais global e interconectado, a atitude em relação aos judeus irá se deteriorar.

O fato é que o povo judeu surgiu na Terra porque um pequeno grupo da Babilônia, que viveu uma crise semelhante 3.800 anos atrás, decidiu se unir e alcançar um estado de responsabilidade mútua, conexão mútua, como está escrito: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Abraão, o sacerdote da antiga Babilônia, uniu um grupo de pessoas com base nisso, e disso se originou o povo de Israel. Em outras palavras, de acordo com os nossos dados biológicos, não somos um povo como outras nações. Somos um povo com base numa ideia, porque o princípio do “Ama o próximo como a ti mesmo” é a base da nossa formação.

Nós existimos neste estado desde o momento da saída da Babilônia até a destruição do Segundo Templo, que ocorreu há 2000 anos. Durante este tempo, nós sempre estávamos tentando ser uma única entidade, como um homem com um coração.

Todas as belas declarações do “Ama o teu próximo como a ti mesmo”, “O que você odeia, não faça ao seu amigo”, “Todos de Israel são irmãos”, etc., falam sobre a essência da nossa comunidade, que é chamada de “povo”. No entanto, basicamente, nós somos um povo com base na ideologia e não porque nascemos numa tribo que cresceu gradualmente, como o resto das nações.

Portanto, a nossa existência só pode ser justificada se estivermos interligados. No entanto, o problema é que quando caímos há 2000 anos, do nível do “Ama o próximo como a ti mesmo” para o ódio infundado – que é, em princípio, a “destruição do Templo”, o Templo no coração, o Templo de nós -, nós fomos “exilados” deste estado. Em outras palavras, nós nos tornamos tão egoístas como todas as outras nações. Por isso, desde então, temos vivido num estado tão lamentável, no exílio.

A primeira vez, o antissemitismo apareceu na Roma antiga e na Grécia, porque tínhamos deixado de ser como um todo.

De uma entrevista nos EUA, 06/08/14