Uma Gota

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 32:7-11: E o Senhor disse a Moisés: “Vai, desce, porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, tem agido de forma corrupta. Eles rapidamente se afastaram do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição! E eles se prostraram diante dele, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito’“.

E o Senhor disse a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-Me, para que o Meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e Eu farei de ti uma grande nação. Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: “Ó Senhor, por que se acende o Teu furor contra o Teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?“.

Por um lado, as pessoas erraram. Mas, por outro lado, era impossível aniquilá-las, porque a correção tinha que ser revelada por meio de toda essa massa. Farei de ti uma grande nação: em resumo, fazer isso a partir de uma pequena parte de toda a humanidade.

O Criador aparentemente ditou a Moisés que aqui Moisés realizava o papel de um escriba. Na língua hebraica não existe palavra para “escriba”, no sentido que ela existe em outras línguas. Um escriba (em hebraico “sofer“) é alguém que move sua mão. Mas o Criador é aquele que escreve. E é assim com tudo, pois tudo flui do Criador. Portanto, Moisés sempre transmite na escrita o que é dito a ele a partir de sua realização espiritual.

O que o Criador disse a ele? Que é possível criar uma nação a partir da característica de Bina, que é representada por Moisés. Mas esta nação não seria suficiente, pois teria que ser somente a portadora da característica de doação, como um anjo que não tem liberdade de escolha, sem nenhum ego, suprimindo tudo. Esta parte não estaria apta a qualquer tarefa que seguisse.

Por isso, eles demonstram aqui de forma analítica que esse caminho seria um beco sem saída e, em princípio, não poderia ser implantado, porque não foi dado para corrigir o mundo e alcançar a meta dacriação com a sua ajuda. Esta tarefa só pode ser realizada por meio de uma combinação de desejos egoístas com desejos altruístas, cujo resultado é a criação de uma conexão entre eles que é constantemente renovada.

É impossível corrigir alguma parte da alma, isolando-a completamente e não deixando que se vá com toda a imensa alma que foi corrompida pelo ego. Então, quando Moisés não concorda com o Criador, ele mostra novamente o quão forte era a sua conexão com as pessoas, mesmo que ele tivesse subido tão alto. Ele aparentemente sugeriu ao Criador: “Venha, vamos fazer isso, por mim será possível trazê-los de volta à correção”. É assim que uma parte da conexão com os outros começa a nascer em Moisés.

Quando uma pessoa sobe ao próximo nível e é encontrada lá, é como se ela estivesse completamente desconectada de todos, e através de uma quebra, ela deve passar por uma passagem interna que torna possível descobrir a conexão com o resto da criação. Depois disso, o seu desenvolvimento se inicia. É especificamente este filete de conexão que a conecta com os outros, e agora ela deve desenvolvê-lo.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 09/09/13