Um Professor Que Está Sempre Com Você

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós precisamos assumir o trabalho que é estranho ao ego e que está completamente acima do seu poder, e cobrar que o grupo dê o seu melhor. Assim, não tendo conseguido o resultado, nós pedimos, trazendo a questão como um ajudante e trabalhador do Criador, e só então é que vamos obter o resultado.

Como podemos diferenciar, no início do trabalho, a loucura e a insensatez da coragem e a consideração? Onde está esse limite é encontrado?

Resposta: Aqui é necessário ter alguém que gerencie o processo, que “na mesma hora” possa aprovar ou rejeitar todos os detalhes que os operadores precisam saber sobre seu uso. Portanto, eles precisam estar conectados o máximo possível entre si, cada vez mais, de modo a se voltar a Ele.

O mundo não pode passar sem um “rei”, sem seus representantes, sem aqueles que são leais a ele. O homem precisa de alguém perto dele, que sabe mais do que ele, que vê o futuro e define os rumos certos. “Isso não é para nós, mas nós vamos lá, vamos fazer o que você acha que é certo dentro desses limites”.

Esta hierarquia deve ser constante. Entre os nossos grupos, não pode haver nenhum tipo de grupo que faz tudo o que ele pensa que é importante de acordo com seu critério. Isso ocorre porque o ego constantemente o acompanha e o grupo precisa de novos discernimentos, novas fases de esclarecimento o tempo todo.

Infelizmente eu não acho que essa grande dependência vá diminuir com o tempo. Pelo contrário, ela irá crescer. Eu sei disto da minha relação mútua com o meu professor, o Rabash: quanto mais eu avançava, mais eu precisava dele, na verdade chegava cada vez mais perto dele.

Em nosso mundo, é exatamente o contrário: quanto mais a criança cresce, mais independente ela se torna, até que sai da casa de seus pais.

Enquanto que aqui você se torna cada vez mais aderente aos que são superiores, pois eles basicamente o ligam ao Criador. Você simplesmente não está pronto para progredir Ele. Portanto, eu agora aprendo muito mais com meu professor do que aprendi há trinta anos…

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/09/13, Lição sobre o Tema: “Sucot”