Palavras Vivas Que Vão Direto À Alma

Dr. Michael LaitmanDo artigo do Rabash “A Diferença entre Esmola e Presentes”: Quando a pessoa aplica muito esforço por um longo período de tempo, mas não alcança qualquer resultado, ela começa a sentir dor e sofrimento, porque contribuiu com uma grande quantidade de energia, mas não vê qualquer avanço em seu trabalho.

Então, contemplações chegam até ela, uma por uma. Ela se desespera e depois se fortalece, então cai e sobe sucessivamente. Esse processo continua até que um desejo real, que decorre do seu esforço durante as subidas e descidas, forma-se nela. A cada subida e descida, ela acumula e sente dor, porque ainda não se fundiu com o Criador. Quando o vaso do seu esforço se torna completamente cheio, ele é chamado de desejo espiritual e o Criador o preenche, já que agora ela chegou a um verdadeiro desejo.

Se depois de vários anos de trabalho, de repente você entende que regrediu, isso é intencional, para que você sinta a dor de não se fundir com o Criador. Portanto, você precisa perceber que a cada rodada de subidas e descidas, você está mais próximo de criar um verdadeiro vaso. É impossível obter a satisfação perfeita antes de obter o desejo perfeito.

Nós vemos que cada ano que passa nos traz uma melhor compreensão das palavras do Rabash. Ele explica tudo com muita precisão e suas palavras penetram profundamente em nossas almas.

Muitos anos de subidas e descidas de todos os tipos possíveis se passam até que a pessoa começa a experimentar a real necessidade de adquirir as propriedades de doação. Isso acontece como resultado do trabalho da Luz em nós, em resposta aos esforços que aplicamos. Além disso, “o que não é realizado pela mente será realizado com o tempo”. Por causa de nossas atividades, tais como nossos estudos, disseminação, apoio mútuo, e congressos, nós nos tornamos integrados uns aos outros. Isso significa que todo mundo passa por mudanças, embora alguns de vocês passem por elas mais rápido do que outros.

Alguns de vocês se confundem observando outras metodologias e permitindo que as influências estrangeiras e circundantes impactem vocês. Aqui, eu não quero dizer o ambiente típico em que todos nós vivemos, mas suas tentativas de encontrar práticas espirituais alternativas. Assim, cada um de vocês avança em sua própria maneira, mas já que todo mundo está incluído nos outros e contribui para todos, há subidas e descidas que servem como um bom sinal do trabalho interno que vocês fazem.

Como resultado, a pessoa começa a sentir que a doação já não é “estrangeira” para ela. Já não é sem sabor, insípida, inodora; não são palavras vazias sobre dar, agradar ao Criador, ou amar ao próximo, que anteriormente eram slogans sem vida. De repente, a pessoa começa sentir o gosto delas; isso significa que os vasos espirituais começam a se moldar nela. Nós começamos a sentir a vida real nestas palavras, o gosto: amargo ou doce, subida ou descida.

A amargura e a doçura são sentidas no coração, e superior ou inferior são avaliados de acordo com o motivo. Esta é a forma como nós avaliamos estes conceitos, e de repente eles começam a desencadear respostas internas em nós. Quando a pessoa ouve palavras sobre amor ou ódio em relação ao trabalho espiritual, doação e recepção, ela reage a eles em seu coração e mente. Assim, ela começa a diferenciar entre estas duas qualidades internamente.

No entanto, não é suficiente. Ele deve continuar a trabalhar até que um verdadeiro desejo pelo Criador, a perfeita propriedade de doação, surja. Nada é incompleto na espiritualidade. O menor vaso espiritual, que é revelado numa pessoa, o desejo de fundir-se com o Criador, a propriedade de doação que a preenche completamente, é na verdade toda a pessoa.

Ela sente que está completamente definida pelos genes espirituais (Reshimot) que se desenvolvem nela. No próximo nível, ela vai descobrir que sua Reshimo anterior constituiu apenas um grama de sua próxima Reshimot, que por sua vez já pesa um milhão de toneladas. Até agora, ela é como uma criança que recebeu um pedaço de doce e está completamente absorvida por ele. Assim, ela sente o mundo inteiro como doce.

Aqueles que avançam finalmente esclarecem suas relações com o outro nos níveis espirituais que atingem; assim, nós entendemos que tudo é continuamente acumulado e provisionado. Portanto, nós precisamos fazer a nossa parte de esforços e desejar alcançar a perfeita propriedade de doação. Nós temos que lutar para nos tornar completamente preenchidos por esta propriedade em nossas mentes e corações, alterando totalmente a nossa atitude atual para com o mundo, deixando de lado a nossa velha perspectiva.

Nós temos que perder a nossa atitude atual e avaliar tudo através dos olhos do Criador, os olhos da doação. Nós ainda não sabemos o que é, mas aos poucos vamos melhorar a nossa prontidão para ela; isso acontece como resultado da Luz que Reforma. Quando isso ocorre, nós podemos atingir a capacidade plena do desejo que foi concluído para nós pelo Criador.

Nós somos totalmente incapazes de completar este trabalho por conta própria. Nós podemos chegar a até 99% do desejo de doar com a ajuda do Criador, mas nunca vamos atingir 100%, pois está além do nosso poder. É por isso que se diz que o Criador vai terminar este trabalho para mim, vai encher a nossa medida, e depois vamos receber a satisfação perfeita de um desejo perfeito. Esta é a forma como a pessoa nasce em seu primeiro nível espiritual.

Nós vemos que estamos nos aproximando deste passo. Nós temos passado por muitas mudanças e continuamos a ter uma melhor compreensão das palavras do Rabash; vemos que ele esclarece cada passo em nosso caminho. No final, vamos apreciar o nível de sua precisão meticulosa. No entanto, é óbvio que ele tinha que vestir este conhecimento em tais vestimentas, de modo a nos atrair e não nos repelir. Assim, ele evitou falar abertamente de qual poderia ser o resultado deste programa no início dos nossos estudos. Cada vez ele revela um pouco mais, na medida em que é benéfico para os alunos. Esta é a maneira que os Cabalistas escrevem seus livros.

Os artigos do Rabash mostram que ele cuidou muito bem de nós e revelou uma nova metodologia de correção para nós. Uma vez que não entendíamos seus escritos antes e só começamos a compreendê-los hoje, agora podemos afirmar que realmente seguimos o seu caminho com a ajuda do Criador.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 25/01/13