Olhando Para O Mundo E Solidarizando-se Com O Sofrimento

Dr. Michael LaitmanRabash, “O Amor ao Outro”: Eu estou olhando para um ponto minúsculo, chamado de amor ao outro (próximo), e reflito sobre o que posso fazer para deleitar todos os outros.

E olhando para as pessoas eu vejo sofrimento, doença e a dor individual de cada uma, e a miséria geral de toda a sociedade, isto é, as guerras entre as nações. Mas, além de uma oração, eu não tenho nada para lhes dar, e isso é chamado de “empatia com o sofrimento da sociedade”.

O amor ao próximo e o amor ao Criador são a mesma coisa, uma vez que está localizado fora do corpo, fora dos interesses egoístas de uma pessoa e, portanto, ela não sente nenhuma diferença entre eles. É por isso que as pessoas recebem o mandamento de amar o próximo. Afinal, se eu puder verificar a mim mesmo em todos os momentos e em todos os estados, isto é, em todas as mudanças dos meus desejos, então eu vou entender rapidamente se o tenho ou não, e cada segundo eu posso me corrigir para atingir rapidamente o amor ao próximo, o que é praticamente o mesmo que o amor ao Criador.

Eu olho para as pessoas e penso no que posso fazer por elas. Elas pedem comida, bem-estar familiar, dinheiro, poder e conhecimento: eu não tenho nada que possa satisfazer esses desejos. E se eu tivesse, será que eu deveria fazê-lo? Esse é o caminho certo? Será que este mundo nos foi dado para corrigir e melhorar o nível físico, organizar a sociedade para alcançar a prosperidade material nas formas usuais? Nós vemos que todos tentam fazer isso sem sucesso. Portanto, por que eu tereia mais sucesso do que outros?

Mas a única coisa que temos a fazer é entender que “não há outro além do Criador”. Há apenas uma força que age no mundo. O que nós precisamos fazer é apenas pedir-Lhe, solicitar, convencê-Lo de que nós realmente queremos que Ele intervenha e realize a obra do Criador. Todas as mudanças, todas as correções, são confiadas a Ele, e nossa tarefa é apenas pedir, elevar uma oração, MAN.

Portanto, quando nós estamos trabalhando na disseminação e nos reunimos com diferentes pessoas, de crianças a velhos, nós precisamos entender que não levamos até eles todos os bens materiais deste mundo. Apesar de organizarmos todos os tipos de atividades e clubes, são somente os fenômenos externos, e se fosse possível fazer sem eles, nós teríamos feito sem eles.

Nós precisamos organizar essa estrutura material única para criar uma base prática sobre a qual a obra do Criador é realizada. Mas tudo o resto, a própria ação, só acontece por meio de uma oração, um pedido, em resposta à qual a Luz Superior que Reforma começa a trabalhar e preenche o desejo.

Nós não podemos compreender como a realidade muda. Ou ela muda a partir das ações materiais da pessoa, corrigindo alguma coisa no mundo, ou a Luz vem e muda as nossas propriedades internas, e nós podemos ver que o mundo mudou e se tornou melhor.

Todas as ações são realizadas somente pelo poder da oração, e com a ajuda do Criador, Sua obra muda, vindo de cima para baixo. Nós ainda temos que acompanhar isso por nossas ações materiais, mas daí nós veremos a Luz do Criador, “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus e a terra”.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 08/09/13