“Novo Modelo Da Europa”

Dr. Michael LaitmanOpinião (Enrico Letta, Primeiro-Ministro da Itália): “É cada vez mais claro que, se a Europa a superar sua crise, os negócios usuais não serão suficiente”. …

“A recente decisão da Comissão Europeia de conceder aos Estados-Membros certa flexibilidade para o investimento público produtivo ligado a fundos estruturais da UE é um passo bem-vindo nessa direção. …A segunda questão é a necessidade de tomar novas medidas em direção a maior integração na zona do euro”. …

“Mas, para isso, teremos que tornar as instituições da UE mais eficientes, com uma melhor regulamentação e uma carga administrativa menor. São necessárias instituições comuns para garantir que os interesses de todos os países da UE estão protegidos, e para atuar como uma ponte entre a zona do euro e os Estados-Membros que não pertencem à zona do euro”.

“Francamente, o funcionamento da União Europeia e das suas instituições durante a crise tem sido uma parte do problema. Para muitas pessoas, a tomada de decisão da UE é opaca, ineficiente e fora do controle democrático”.

“Mais preocupante ainda, a crise tem desafiado a própria ideia de integração europeia. …Não há nada pior do que deixar as pessoas acreditarem que a integração europeia é algo que procede por discrição, uma jornada impulsionada por forças invisíveis e incontroláveis. A UE não pode durar a menos que seja construída sob o compromisso explícito dos seus cidadãos”.

“Hoje, temos a oportunidade de remodelar a Europa. …A escolha é clara, e isso terá que ser feito mais cedo ou mais tarde”.

Meu Comentário: Nada de bom virá dos euro-construtores; eles só vão aprofundar a crise, direcionando-a para o caminho do sofrimento, em vez da correção: a correção da natureza humana; só ela deve ser corrigida para que tudo no mundo se torna equilibrado, afável, positivo… E eles ainda estão tentando lidar com a crise por meios externos, aplicação de remendos, que mesmo antes de serem presos caem e novos remendos são necessários.