Aonde Transcorre O Tempo?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Algumas subculturas levam um estilo semivegetativo de vida. Elas vivem em cabanas na costa do Oceano Índico e se apegam a um “caminho natural da vida”. Para elas, a velocidade do tempo é significativamente mais lenta…

Resposta: É possível parar a sensação de tempo descendo-se ao nível animal. Os animais sentem instintivamente quando devem comer, dormir ou se multiplicar. É possível organizar a vida semelhante àquela que se têm no sul da Índia ou na África, e viver sem quaisquer problemas.

Pergunta: Uma pessoa pode aprender a controlar internamente esse processo sem se mudar para a Índia: Como podemos acelerar ou contrair o tempo, retardá-lo ou acelerá-lo?

Resposta: Eu acho que primeiro as pessoas devem entender para que elas vivem, e reconhecer que elas têm a oportunidade de alcançar o próximo nível. Neste momento a humanidade está se aproximando de um estado em que pode fazer a transição do nível animal para o nível de “homem” (humano).

“Homem” (Adão) é um estado de elevação que transcende o nosso corpo e a realização de tal nível de civilização, um estágio tal de desenvolvimento, onde podemos nos permitir não nos preocupar mais com a nossa existência material. De forma prática, não há nenhum problema em prover a todos com tudo o que eles precisam. Nossos desejos materiais se tornam bastante inconsistentes e se limitam a satisfazer nossas necessidades básicas. Nós não precisamos de mais do que isso. Todos os nossos desejos ainda estão no nível animal e são limitados à viabilidade do nosso corpo.

O resto dos nossos desejos está gradualmente subindo para o nível que queremos alcançar, para um estado diferente, com uma nova realidade virtual que está além de nós. Por que nós existimos? Para onde estamos indo? Qual é o sentido da vida? Qual é o sistema de governança superior…?

Em outras palavras, nós queremos atingir o nível divino (embora ele não esteja associado às religiões de qualquer forma). Ir para um novo nível de existência, isso é o que a humanidade contemporânea aspira, este é o sentido para o qual a nossa civilização está se dirigindo. A questão é se podemos fazê-lo ou não. Nós estamos diante de uma possibilidade dupla, estamos numa encruzilhada.

Se continuarmos nosso desenvolvimento corretamente, dentro de dez, vinte, ou trinta anos a partir de agora, vamos chegar a um estado em que estaremos totalmente cobertos pela robótica e praticamente nenhum trabalho físico humano será necessário. Apenas uma pequena percentagem da população da Terra vai participar na fabricação e nas tecnologias.

As pessoas vão ser substituídas por robôs, impressoras 3D, etc. Ninguém vai ter que cuidar de si fisicamente. É por isso que as pessoas serão capazes de organizar corretamente seu tempo, uma vez que terão muitas horas extras em suas mãos. A expectativa de vida vai dobrar; da mesma forma, nossos contemporâneos vivem agora duas vezes mais tempo do que aqueles que nasceram na época de Pushkin.

Além disso, as pessoas vão aprender a preencher suas vidas. Gradualmente, ao longo do tempo, as pessoas vão mudar para a próxima dimensão que é chamada de “Homem” (Adam). Nós já chegamos ao período de transição do nosso desenvolvimento. Eu acho que nós vamos abordar este estado dentro das próximas décadas.

Pergunta: No nível do Adão, será que o tempo desaparece ou ele só acelera dramaticamente?

Resposta: Em essência, é a mesma coisa. De qualquer forma, o tempo desacelera até parar ou acelera até desaparecer.

De Kab TV “Através do Tempo”, 18/03/13