Um Desejo Com Duas Intenções

“E os filhos lutaram dentro dela” (Gênesis 25:22). Isso se refere às intenções. O Criador criou o desejo de desfrutar e nenhuma alteração ocorreu dentro dele.

No entanto, a fim de ajudar-nos a sermos independente, o desejo de desfrutar tem sido ocultado de nós. Ele se revela dentro de nós (embora sintamos que isso ocorra diante de nós) conforme somos capazes de lidar com ele.

“Lidar com um desejo” significa substituir Esaú, a intenção egoísta que se origina do ambiente errado, por Jacó, a intenção altruísta que é produzida dentro do ambiente correto. Escolher o ambiente correto é a única opção. O desejo em si permanece intacto.

A fim de corrigir, digamos, 10 gramas de desejo egoísta que surge dentro de mim, eu uso todos os tipos de remédios que são dados a mim pelo Alto. Eu vou do ambiente errado para o correto, e, assim, exponho-me à influência do grupo, dos livros, e do professor, até que eles se transformem no Criador para mim. Em outras palavras, eu vejo a Força Superior por trás deles e começo a entender que não há outro além do Criador.

Devido ao ambiente e à minha capacidade de perceber o Criador através dele, eu sou capaz de modificar a minha intenção. Antes, eu recebia e doava em prol da recepção, mas agora sou capaz de aplicar uma restrição (Tzimtzum) na minha intenção, o que significa que também posso aplicá-la no desejo que “age sob” esta intenção. Com a ajuda da Luz, eu começo a doar em prol da doação, e depois sou capaz de receber em prol da doação.

Cada desejo tem duas intenções: receber para o seu próprio benefício ou doar aos amigos. Esta é a razão para a luta, e o papel decisivo nela é dado ao ambiente. Como é que Esaú e Jacó despertam dentro de mim? As minhas intenções são em prol da recepção ou da doação? Ambas lutam sobre um desejo dentro de uma pessoa: “eles lutam dentro dela”.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 01/11/10,“E os Filhos Enlouqueceram Dentro Dela”