Uma Nova Forma De Poder Sobre O Indivíduo

961.1Pergunta: Hoje, na era do neoliberalismo, o poder do Estado sobre o indivíduo está diminuindo gradualmente. Isso é bom ou ruim para o desenvolvimento da humanidade?

Resposta: Não acho que o poder esteja diminuindo porque o Estado não abre mão de suas posições, de seu poder, e não os transfere para o indivíduo.

Comentário: Mas uma pessoa se sente mais livre do que algumas centenas de anos atrás.

Minha Resposta: Ela se sente assim apenas porque está constantemente inventando todos os tipos de máquinas mecânicas, brinquedos e ferramentas que lhe dão a ilusão de liberdade, mas nada mais. Somos livres? Hoje eu dependo de todos: eles me escutam, todos podem ver onde estou, o que sou, e assim por diante. Onde está essa liberdade?

Comentário: De qualquer forma, há algumas centenas de anos, qualquer governante podia fazer o que quisesse com um indivíduo sem qualquer punição. Hoje, isso não existe em países democráticos.

Minha Resposta: Não significa nada. A liberdade que tínhamos antes tomou uma forma diferente hoje. Mas isso não significa que somos livres. Assim como você solta uma criança de seus braços, ela corre pelo gramado, e parece-lhe que está livre. Mas você está olhando para ela.

Ou seja, a natureza do homem não mudou, apenas o poder sobre as pessoas assumiu outras formas, ainda mais definidas, rígidas e restritivas. Elas observam você; elas veem através de você!

De KabTV, “Estados Espirituais”, 22/03/22