“Novo Medicamento Que Promete Atingir Apenas O Câncer Não O Matará” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Novo Medicamento Que Promete Atingir Apenas O Câncer Não O Matará

Cientistas da Universidade de Tel-Aviv (TAU) relataram que desenvolveram uma nova maneira de entregar medicamentos diretamente às células cancerígenas, em vez de dispersá-los por todo o corpo. De acordo com a revista Science Daily, “o estudo abre um novo caminho para uma batalha personalizada e precisamente direcionada contra o câncer”. O professor Dan Peer, chefe da equipe de pesquisa, afirmou que seu objetivo era “silenciar a enzima HO1, que permite que os tumores desenvolvam resistência à quimioterapia e ‎se ocultem do sistema imunológico. …Nossa nova nanodroga”, afirma ele, “sabe como ‎alvejar com precisão as células cancerígenas, silenciar a enzima e expor o tumor à quimioterapia, ‎sem causar nenhum dano às células saudáveis ao redor”. Sou totalmente a favor da medicina avançada, mas a medicina não pode curar a causa do câncer, e sem curar a causa, é como conter um vazamento em um cano apenas para descobrir que criamos um novo.

O câncer é uma doença única. Ele se desenvolve quando as células começam a consumir seu ambiente e crescem às suas custas. No final, o câncer causa a sua própria morte, matando o corpo que o sustenta, mas não pode evitar.

Esse comportamento “egoísta” dos tumores é muito semelhante à maneira como nos comportamos uns com os outros e com o meio ambiente. Embora sejamos dependentes de ambos para nossa sobrevivência, nossa atitude em relação a eles é oportunista e abusiva, mas não podemos evitar. Nesse sentido, os humanos são o câncer da terra.

Embora não seja que quanto mais egoísta for, maior a probabilidade de desenvolver câncer, a crescente prevalência de câncer na sociedade humana como um todo é resultado de nossa atitude cada vez mais exploradora em relação à Terra e uns aos outros. Assim como pessoas bondosas e generosas, ou mesmo crianças pequenas, podem desenvolver câncer, os efeitos da atitude abusiva da humanidade podem se manifestar em partes do mundo que não são particularmente exploradoras. Há responsabilidade mútua aqui: assim como todo o organismo sofre quando um órgão fica doente, toda a humanidade sofre quando sua atitude geral fica doente, ou seja, abusiva.

O câncer não é o único resultado de nossa abusividade. Basicamente, assim são todas as nossas doenças. No entanto, o câncer é o caso mais marcante de uma doença “egoísta”, já que o modo como opera é muito semelhante ao modo como nos comportamos uns com os outros, com animais e plantas e com a Terra como um todo.

Como o câncer é uma doença “egoísta”, a única cura para ele é curar nosso egoísmo. Eliminar o câncer, portanto, requer extirpar o egoísmo de nossa sociedade.

Claramente, este é um processo educacional e não médico, mas sentiremos seus benefícios em todos os aspectos de nossas vidas. A educação para a reciprocidade e a consideração não só beneficiará nossa saúde, mas nossa economia, a segurança de nossa sociedade, o nível de abuso de drogas e crimes relacionados a drogas e nosso padrão geral de vida e bem-estar.

Mesmo que não possamos ver uma conexão aberta entre câncer e egoísmo, eliminá-lo é claramente um objetivo que vale a pena. Portanto, sugiro que tentemos primeiro e, quando virmos os resultados, não vamos querer parar.