“Limpar A Terra De Nossa Natureza Humana Poluída” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Limpar A Terra De Nossa Natureza Poluída

As Nações Unidas celebraram recentemente o Dia Internacional da Mãe Terra como um lembrete para proteger o meio ambiente. Ondas de calor, secas, incêndios e chuvas fortes que causam inundações severas tornaram-se mais frequentes em muitas partes do mundo devido às mudanças climáticas, que afetam toda a população mundial.

A Terra está enfrentando uma “tripla crise planetária”,alertam funcionários da ONU. A perturbação climática, a perda da natureza e da biodiversidade, a poluição e os resíduos são as principais áreas de preocupação em relação ao estado atual do meio ambiente. Este ano, o tema do Dia da Terra é “Invista em nosso planeta”, então qual seria o melhor investimento da humanidade para o planeta?

Precisamos começar limpando o planeta. Não há lugar na Terra onde o ar e a água sejam limpos, e isso é um problema real. Em teoria, enfrentar esse problema deve ser nossa prioridade quando se trata de tomar medidas para melhorar o estado sombrio do nosso planeta. Mas não vamos nos enganar. Tal plano por si só não resolverá nada.

Só ajudará as organizações internacionais a justificarem a sua própria existência. Elas marcam “doe” para arrecadar tanto dinheiro quanto quiserem, e é isso. Se não melhorarmos as relações entre nós, não conseguiremos alcançar a grande e ambiciosa melhoria da natureza que queremos e precisamos alcançar globalmente. Jamais conseguiremos um bom resultado por meio de medidas burocráticas e mecânicas.

Há muitas pessoas sentadas em seus confortáveis escritórios lucrando com a crise ambiental e exigindo dinheiro e respeito. Elas ficam voando de um lado a outro do mundo em todos os tipos de missões para fazer muito barulho com o que estão “fazendo” e que todos “precisam ouvir” como se isso significasse que algo está acontecendo, mas na prática não vemos nenhum progresso real. A Terra também deve ser limpa delas, dessas pessoas que se engajam em campanhas inúteis que só causam danos porque enganam o mundo, afastando-o da solução real.

A limpeza do planeta deve começar de dentro para fora. Se não limparmos o planeta por dentro e continuarmos com nosso comportamento imprudente e a natureza egoísta de nossos corações como antes, nada mudará para melhor. As imensas somas investidas em iniciativas ambientais devem ser direcionadas para difundir um processo educacional que vise melhorar a forma como nos relacionamos.

Os seres humanos são os elementos mais desenvolvidos e influentes de todos os níveis da natureza: inanimado, vegetativo, animado e humano. Como ocupamos o mais alto nível na natureza, afetar positivamente o meio ambiente, o clima e a natureza em geral pode ser alcançado por meio de relações positivas entre nós. Pelo contrário, ao deixar que nossos impulsos divisivos destruam as relações humanas, também destruímos o ambiente ao nosso redor, a própria natureza da qual nossas vidas dependem.

Quanto mais nós, humanos, formos capazes de nos corrigir mudando nossas atitudes divisivas nas relações uns com os outros em atitudes positivas de apoio mútuo, encorajamento, responsabilidade mútua e preocupação recíproca, mais receberemos um feedback positivo da natureza. E quanto mais desenvolvemos sem fazer essa correção necessária, mais feedback negativo vamos receber da natureza, como já vivenciamos na forma de desastres naturais, pandemias.

É de extrema importância para nós organizarmos nossos pensamentos, desejos e qualidades para que entendamos que salvar o meio ambiente e uma mudança para um futuro melhor dependem apenas de mudar nossas atitudes uns para com os outros: do egoísmo antagônico para relacionamentos positivos, compassivos e cooperativos.