Qual É O Significado Do Nosso Sofrimento?

222Nas Notícias (Pew Research Center, O Que Dá Sentido À Vida? Opiniões De  17 Economias Avançadas”): 

Família e filhos—38%
Ocupação e carreira—25%
Bem-estar material—19%
Amigos e comunidade—18%
Saúde física e mental—17%
Sociedade e instituições—14%
Liberdade e independência—12%
Hobbies e recreação—10%
Educação e aprendizado—5%
Natureza e atividades ao ar livre—5%
Parceiro romântico—4%
Serviço e engajamento—3%
Viagens e novas experiências—3%
Aposentadoria—2%
Espiritualidade, fé e religião—2%
Animais de estimação—1%

Fora dos EUA, a religião nunca é uma das 10 principais fontes de sentido citadas – e não mais de 5% de qualquer público não americano a menciona. Nos EUA, no entanto, 15% mencionam religião ou Deus como fonte de sentido, tornando-se o quinto tópico mais mencionado. 

Pergunta: Quando o elevado sentido da vida subirá para pelo menos o quarto, terceiro ou segundo lugar?

Resposta: Se algo mudar, mudará apenas sob a influência de eventos muito agudos.

Pergunta:  Em seus clipes, quando você fala de uma força superior, do Criador, de bondade, da natureza, de conectar as pessoas umas com as outras e de boas relações, o que você espera?

Resposta: Estou contando com o sofrimento, quando nós – por nossas ações, por nosso modo de vida – causarmos tanto sofrimento que não poderemos nos afastar dele assim, e isso nos fará pensar no sentido do de sofrimento ou, em outras palavras, no sentido da vida porque a vida será cheia de sofrimento.

Então começaremos a pensar se devemos viver, se devemos sofrer, se tudo faz sentido e o que devemos fazer conosco. Então começaremos a fazer perguntas sérias e tentar respondê-las.

Chegaremos à conclusão de que nossa vida está errada e devemos encontrar o estilo de vida certo para que todos se sintam bem e para que a própria vida não acabe, mas chegue ao seu resultado máximo. Essa é outra história. Mas as pessoas vão começar a ouvir.

Comentário: Ou seja, você não desaparece no final da vida, mas pelo contrário…

Minha Resposta: Não, claro que não! Durante esta vida você vai para o próximo grau de desenvolvimento; isto é, sobe do nível animal ao nível do Homem, Adão.

Pergunta: Por que isso não fascina uma pessoa?

Resposta: Isso está em um nível completamente diferente de realização. Isso requer sentimentos e inteligência completamente diferentes. E nem nossos cérebros nem nossos corações trabalham para isso.

Comentário: Mas mesmo para nossa paz interior, é bom que você não desapareça, mas sim floresça.

Minha Resposta: Parece bom, mas nada mais. Isso foi substituído pela religião, talvez um pouco de filosofia. Mas no nosso tempo, quando tudo está cheio de televisão, viagens e outras coisas, que uma pessoa não tem hoje, ela não precisa disso.

Pergunta: Mas se, de uma forma ou de outra, as pessoas devem passar pelo sofrimento para o que quer que você diga, por que todo esse programa foi lançado sobre a humanidade, todo esse programa de entretenimento?

Resposta: Para perceber o mal de nossa natureza e para onde isso leva para que possamos ir contra nossa natureza.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 21/12/21