“Qual A Importância De Uma Figura Paterna Para O Desenvolvimento?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual A Importância De Uma Figura Paterna Para O Desenvolvimento?

Nas palavras de Sigmund Freud: “Eu não poderia apontar para nenhuma necessidade na infância tão forte quanto a proteção de um pai”.

A importância da figura paterna está embutida na natureza e em nossa biologia. Uma criança que cresce com uma presença paterna distorcida, quer a criança sofra abuso ou negligência do pai, leva a certas distorções que se tornam parte dela pelo resto da vida. Pelo contrário, uma criança que cresce com uma figura paterna positiva absorve uma influência positiva. Em nossos tempos, uma vez que o ego humano atingiu proporções exageradas, para ser uma figura paterna positiva para uma criança, os homens precisam passar por um processo educacional que lhes dê a capacidade de superar seus impulsos egoístas e exercer consistentemente uma atitude altruísta em relação a outras pessoas, incluindo sua família.

Falando em termos mais amplos, também podemos dizer que a falta de sentimento da humanidade por seu “Pai”, ou seja, o Criador, a força superior, é a causa de todos os problemas que experimentamos em nossas vidas. Se sentíssemos a atitude carinhosa de nosso “Pai” – o Criador, a força superior – que nos gera e cuida de nós a cada momento, daríamos testemunho de um mundo completamente diferente, positivo, harmonioso e pacífico. No entanto, é impossível sentir tal presença com nossas propriedades inatas, porque não teríamos livre arbítrio. Sentiríamos o amor pleno do Criador, mas também seríamos subordinados a ele. Portanto, não temos tal sentimento, e é para poder agir livremente, isto é, desenvolver uma atitude semelhante uns com os outros na sociedade como a atitude da força superior em relação a nós. Até que façamos isso, seguiremos em um mundo cheio de problemas e crises crescentes.

Baseado no vídeo “A Importância de uma Figura Paterna” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Kelly Sikkema no Unsplash.