O Que Eu Faço Se Eu Não Concordo Com Este Mundo?

559Pergunta: Valentin escreve: “Eu tenho a estranha sensação de que tudo ao meu redor é mentira. O governo mente, os gerentes mentem, a mídia mente. Não há verdade em nada em nenhum lugar. Mas então como se vive? Em quem podemos acreditar? Eu nunca senti isso tão nitidamente antes”.

Resposta: Sim, depende de quanto você desenvolveu e sente a natureza real do mundo, que o egoísmo está na base da natureza do mundo. Quando uma pessoa começa a sentir isso, ela realmente se perde: “Para onde posso ir?”

Há pessoas que vão para algumas ilhas distantes ou para algum lugar de uma aldeia para viver tranquilamente sozinhas. Elas até se desconectam do mundo exterior de alguma forma. E há outras que acreditam que se acumularem riqueza, por exemplo, protegerão a si mesmas, seu futuro e seus sucessores.

Pergunta: Então, como ele pode viver com esse sentimento de que constantemente vê que está sendo enganada em todos os lugares?

Resposta: Esta é a natureza do mundo, e então – Cabalá.

Se ele não concorda com a natureza do nosso mundo, ele só pode fazer uma coisa, ir contra essa natureza.

Pergunta: Que pergunta ele deveria fazer?

Resposta: Ele deve fazer uma pergunta séria: é possível que o mundo seja organizado por mentiras ou não?

O mundo é projetado para que possamos mudá-lo. Portanto, em nosso egoísmo, percebemos o mundo dessa maneira. Se mudarmos a nós mesmos, o mundo mudará.

Pergunta: Se ele tem uma sensação tão aguda de que tudo ao seu redor é uma mentira, isso significa que ele precisa mudar?

Resposta: Certamente. Caso contrário, ele não mudará o mundo. Pensamos em mudar o mundo o tempo todo. Este é o mais alto egoísmo.

Comentário: Isso significa que a mídia não pode ser destruída, o governo não pode ser derrubado, os gestores não podem ser substituídos.

Minha Resposta: Não faça tudo isso. Devemos tentar mostrar ao mundo inteiro que sua própria natureza – inanimada, vegetativa, animal e humana especialmente – é totalmente egoísta. E precisamos corrigir essa natureza. Além disso, ela é corrigida a partir do nível “humano”.

Pergunta: Portanto, eu sempre começo por mim mesmo?

Resposta: Comece por você e pelos outros, com a conexão entre nós, com a conexão entre as pessoas, e então a natureza mudará em todos os níveis. De cima para baixo, irá para o mundo animal, vegetativo e inanimado.

Pergunta: Se eu, uma pessoa comum, começar com a conexão com meus entes queridos, começar a tentar torná-la gentil – não importa o que aconteça, não importa quais conflitos e assim por diante – começarei a mudar o mundo?

Resposta: Sim, claro!

Comentário: Existem tantos governantes neste mundo hoje que uma pessoa quer tanto derrubá-los!

Minha Resposta: Não, não há necessidade de derrubar. Seria uma confusão ainda maior. Essa é toda a técnica errada. É necessário não derrubar. É necessário mostrar a eles como isso deve mudar.

“Sobre eles” significa que, em princípio, precisamos explicar sua essência ao mundo. E os governantes são fantoches. Os corações dos governantes estão nas mãos desta natureza superior. E precisamos entender que é uma explicação – apenas uma explicação – que pode levar as pessoas a mudar sua atitude em relação a si mesmas, ao mundo e aos outros.

Pergunta: E se uma pessoa, que vê uma mentira sólida por aí, começar a explicar a si mesma e aos outros que esta é a natureza humana, que é necessário superá-la, trabalhar com ela e mudar para boas conexões, o que ela verá em vez dessa mentira?

Resposta: Um egoísmo enorme. E precisamos falar sobre isso. Onde está o método de corrigir o mundo? Está em corrigir uma pessoa. Mas não apenas gritando e pressionando os outros. Em vez disso, o método é ensinar, enobrecer e mudar uma pessoa.

Pergunta: Se eu começar a mudar, o que vejo?

Resposta: Se eu começar a mudar, começo a ver que é disso que o mundo precisa. E o mundo mudará de acordo com isso. Verei mais e mais bondade neste mundo. E na medida em que eu tiver esse impacto no mundo, verei como ele está mudando.

Dessa forma — por meio de nossa atitude para com o mundo, e não apenas de mim —, levaremos o mundo a um estado de equilíbrio correto.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 03/01/22