Problemas De Emprego

272Nas Notícias (New York Times):  “Como será o nosso futuro – não em um século, mas em apenas duas décadas?

“Aterrorizante, se você acreditar em Yuval Noah Harari, o historiador israelense e autor de ‘Sapiens’ e ‘Homo Deus’, um par de livros audaciosos que oferecem uma história abrangente da humanidade e uma previsão do que está por vir: uma era de algoritmos e tecnologia….

“Assim como a Revolução Industrial criou a classe trabalhadora, a automação poderia criar uma ‘classe global inútil’, disse Harari, e a história política e social das próximas décadas girará em torno das esperanças e temores dessa nova classe. As tecnologias disruptivas, que ajudaram a trazer um enorme progresso, podem ser desastrosas se saírem do controle. … ”

Minha Resposta: As pessoas serão substituídas por máquinas em todos os lugares. Hoje, até mesmo se questiona se é necessário lançar pessoas ao espaço. Afinal, 90% do equipamento de uma espaçonave é necessário para sustentar a vida humana. Para quê?!

Uma máquina cuidará de tudo sozinha. Você pode lançá-la em qualquer lugar. Ela suportará qualquer sobrecarga, poderá funcionar em qualquer circunstância e recolherá tudo o que for necessário. Não precisa dormir, levar toneladas de comida consigo, cuidar do oxigênio ou de qualquer outra coisa.

Hoje tudo começa a ser percebido de uma forma completamente diferente. Não há necessidade dessa narrativa, voar para algum lugar, para algumas estrelas distantes. Um dispositivo voará, filmará tudo e transmitirá tudo.

(The Guardian): “Yuval Noah Harari examina ‘a classe inútil’ e uma nova busca por um propósito

“A maioria dos empregos que existem hoje pode desaparecer em décadas. À medida que a inteligência artificial superar os humanos em mais e mais tarefas, ela substituirá os humanos em mais e mais empregos

“O problema crucial não é a criação de novos empregos. O problema crucial é a criação de novos empregos que os humanos executem melhor do que os algoritmos. Consequentemente, em 2050, uma nova classe de pessoas pode emergir – a classe inútil. Pessoas que não estão apenas desempregadas, mas também são impossíveis de empregar”.

Minha Resposta: Todo o problema está nas elites que ganham dinheiro com essas pessoas. Se as elites não pensassem que precisam constantemente de mais e mais “pedaços de papel” ou ouro para colocar em algum lugar, não haveria nenhum problema em se livrar de um grande número de pessoas.

Então essas pessoas são necessárias para a elite ganhar ainda mais. Esse é todo o problema: como “garantir que os lobos sejam alimentados e as ovelhas estejam seguras”.

Isso, é claro, não pode ser feito. Portanto, o objetivo da elite é reduzir a população para que eles próprios não sofram danos. Acho que você já pode ver como eles estão começando a encontrar uma abordagem para isso.

De KabTV, “Desafios do Século 21”, 24/04/19