Por Que Devemos Ler Hoje?

107Comentário: O mundo agora se tornou um mundo de clipes; as pessoas assistem a clipes, ouvem livros de áudio e leem menos.

Mas, de acordo com a World Literacy Foundation: “ Descobriu-se que a leitura diminui a pressão arterial, a frequência cardíaca e reduz o estresse em graus significativos. De acordo com um estudo de 2009 da Universidade de Sussex, o estresse é reduzido em até 68% apenas com a leitura! Apenas seis minutos de leitura podem diminuir a frequência cardíaca e melhorar a saúde geral! Isso acalma a mente e relaxa o corpo. Isso não só ajudará a prevenir condições potenciais causadas pelo estresse, mas também deixará uma pessoa com uma mente mais clara”.

Minha Resposta: Acho que a leitura permite que a pessoa se aprofunde, se examine em relação ao que está lendo, se desenvolva internamente. Mas para a nova geração, isso não é realista.

Eles não vão ler. Eles não podem. Nós os deixamos em um ambiente que os mata completamente. Esse é o pensamento de clipe (clip-thinking), apenas esses tik toks e assim por diante. Tudo isso, é claro, simplesmente mata a pessoa dentro de outra pessoa.

Pergunta: Então, para onde isso está nos levando?

Resposta: Por meio do mal, sempre chegamos a algo, à compreensão do mal.

Comentário: Mas você diz que praticamente não vamos ler mais.

Minha Resposta: Haverá outros livros, outras coisas para ler. Haverá mais perguntas, mais respostas, mais de algo intencional na natureza. Não serão volumes de texto sólido como costumávamos ler. Lembro-me de como ia à biblioteca na quinta, sexta, sétima e outras séries: levava três ou quatro volumes para casa e os lia. Você os devolve, pega os próximos três ou quatro volumes e assim por diante.

Comentário: A leitura introduzida em sua casa foi o principal.

Minha Resposta: Isso é tudo, isso é o principal. De onde mais você pode tirar alguma coisa?

Comentário: Vejo que você passou por muita literatura e não apenas técnica.

Minha Resposta: Principalmente o que estava disponível, ou seja, clássicos mundiais. Isso era tudo que tínhamos, é claro.

Pergunta: E se ainda criarmos e desenvolvermos crianças hoje, ensiná-las a ler?

Resposta: Não sei. Elas estariam muito desconectadas da vida moderna, de seus pares.

Pergunta: Então você não aconselha especialmente isso de empurrar a criança para ler?

Resposta: Não. A sociedade, o ambiente, ainda moldam uma pessoa. Acontece que essas crianças crescem nessas épocas e deveriam existir nela.

Pergunta:  Então você não pode dizer que é bom ou ruim?

Resposta: Você não pode levá-los para a selva. É assim que parecerá a eles com todos esses escritores. Imagine levá-los de volta 50 anos.

Pergunta: Para ler lá? Quando eles leem?

Resposta: Em geral: na cultura, na comunicação, em tudo o que eles obtêm dos livros. Portanto, eles agora estão separados dos livros por causa da sociedade anterior, como outra língua. Acredito que tudo ficará bem e não há nada com que nos preocuparmos. Não é da nossa conta.

Pergunta: É assim que a natureza lidera e se desenvolve?

Resposta: Sim, claro.

Pergunta: A que isso nos leva como resultado desta geração?

Resposta: Cada geração cresce no ambiente que a gerou e moldou, e deve se desenvolver dessa forma. Não a perturbe. Acontece que ainda restam alguns “dinossauros” na geração moderna e eles estão impedindo a geração moderna de levar uma vida normal.

Comentário: E apontam: leia, leia, apenas leia.

Resposta: Sim.

Pergunta: O que é educação?

Resposta: É se você, junto com o que eles sabem e aprenderam em suas redes sociais e assim por diante, lhes der um programa educacional: que existe um mecanismo especial no mundo, a natureza, que ainda nos guia e nos leva a algum lugar. Seria bom para nós dominarmos esse mecanismo. Não podemos fugir disso, existimos nele.

Existe uma ciência que fala sobre como esse mecanismo funciona e como você pode dominá-lo. Você não pode mudá-lo, mas descobrir como se adaptar à sua natureza, aprender seu algoritmo e como interagir com esse mecanismo é bom. É útil.

Pergunta: É assim que a educação será: interessá-los no estudo da natureza?

Resposta: Sim. Hoje, temos cada vez mais perguntas desse tipo que descartamos porque nada podemos fazer a respeito. Então, para descobrir por que, como, por que razão a natureza faz algo para nós e o que podemos fazer sobre isso nós mesmos, o que está em nosso poder – isso pode ser aprendido apenas daqueles estados que encontramos na ciência da Cabalá e em nenhum lugar outro. Isso, eu acho, eles deveriam adicionar à visão de mundo de hoje.

Pergunta: Então você acha que essa ciência vai ganhar vida de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde?

Resposta: Em vez de todos os milhões de volumes e tudo que a humanidade coletou, acumulou, descobriu, escreveu e projetou para nós, precisamos apenas de uma ciência – a ciência da Cabalá para aprender o que a natureza quer fazer conosco, como ela nos afeta, e como podemos responder a isso de forma correta, adequada, tudo a fim de alcançar o prazer, para alcançar a felicidade, o conhecimento, a cognição e viver nossos anos nesse estado tão fecundo quanto possível.

Cada geração requer uma abordagem diferente do mundo.

Pergunta: E esta geração exigirá a ciência da Cabalá?

Resposta: Espero que sim. Espero que essa geração não caia em uma armadilha, não se perca e acorde depois de algumas gerações. E para que já comecemos hoje a entender o plano da natureza a nosso respeito.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 12/04/21