O Que Nos Separa Da Felicidade?

962.5Nas Notícias (ipso.com):A pesquisa Ipsos ‘What Worries the World (O Que Preocupa o Mundo) rastreia a opinião pública sobre as questões sociais e políticas mais importantes em 28 países hoje, com base em 10 anos de dados para colocar as questões mais recentes no contexto. Esse relatório de resumo global apresenta as principais preocupações em todo o mundo….

“Em um nível global, mais de um terço (36%) em média afirma que a Covid-19 é um dos principais problemas enfrentados por seu país, em junho, que viu uma redução de 6 pontos em relação ao mês anterior. O desemprego é o segundo maior problema em todos os países com 32%, seguido por pobreza e desigualdade social (31%), corrupção financeira/política (30%), crime e violência (26%)”.

Pergunta: A educação não é o problema principal. Por que você fica dizendo que é um problema?

Resposta: É o problema mais importante e único. As pessoas não entendem que nossa educação mudará o mundo. A mudança no mundo está na mudança de uma pessoa.

Pergunta: Mas as pessoas têm filhos, elas veem o que está acontecendo ao seu redor. Por que não entra em sua consciência?

Resposta: Porque é contra o nosso egoísmo.

Pergunta: Para o nosso egoísmo, a pandemia, a pobreza e a desigualdade social são o problema? Algo que só diz respeito a mim?

Resposta: Só eu e eu não nos importamos com mais nada, apenas minha própria pele.

Pergunta: Como você quer levar a humanidade a algum tipo de mudança?

Resposta: É muito simples, por um lado só precisamos mostrar que esse é o único problema que nos separa da felicidade. Isso é tudo. Se mudarmos, o mundo mudará e tudo mudará: esse vírus irá embora e todos os outros problemas. Tudo irá embora.

Caso contrário, haverá um longo caminho de sofrimento, que ainda nos ensinará que precisamos mudar a nós mesmos. Mudar uma pessoa é a chave para mudar o mundo. Não há como escapar. Esse é um longo caminho de sofrimento até que o percebamos.

Pergunta: E o que acontecerá a uma pessoa como resultado do sofrimento nesta longa jornada?

Resposta: Ela começa a perceber exatamente a causa de seu mau estado. Ela percebe que seu egoísmo, sua má atitude para com os outros é a causa de todos os problemas do mundo.

Pergunta: Você tem certeza de que, como resultado do sofrimento, a pessoa entenderá isso? Como resultado de um grande sofrimento.

Resposta: Sim, mas é um longo caminho.

Pergunta: Você acha que uma pessoa não vai ouvir agora, sozinha?

Resposta: Alguma parte ouvirá. Parece-me que hoje já é possível criar essas sociedades, esses círculos que viveriam do fato de que mudar uma pessoa é a base para mudar o mundo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 01/07/21