“Ninguém (Realmente) Quer Acabar Com O Antissemitismo” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Ninguém (Realmente) Quer Acabar Com O Antissemitismo

Há poucos dias, a BBC postou uma história com o título alarmante, “Postagens sociais antissemitas ‘não retiradas’ em 80% dos casos”. A história, baseada em um relatório intitulado Failure to Protect, do Center for Countering Digital Hate (CCDH), lança luz sobre a inação de gigantes da tecnologia quando se trata de relatos de usuários de antissemitismo. O relatório descobriu que “84% das postagens contendo ódio antijudaico não foram retiradas por empresas de mídia social depois que nossos pesquisadores relataram que continham ódio antijudaico”.

Verdade seja dita, isso não me surpreende. Há muito tempo está claro que as grandes empresas de tecnologia não têm interesse em combater o antissemitismo. Postagens contendo ódio aos judeus trazem tráfego e criam discussões, o que é ótimo para elas. Portanto, não devemos esperar que elas ajam agora ou no futuro. Não é uma “falha de proteção”, como diz o título do relatório; é “Não há desejo de proteger”.

A pura verdade é que se você quiser escrever algo contra os judeus, você tem passe livre, mas quando se trata de qualquer outra forma de ódio, a tolerância é zero. Nenhuma medida regulatória, adoção de definições oficiais de antissemitismo, nem qualquer declaração de “guerra contra o antissemitismo” irá erradicá-lo, ou mesmo induzir esforços para conter sua ousadia nas redes sociais.

Em vez dessas cruzadas fúteis, os judeus deveriam se concentrar em sua solidariedade interior; eles não deveriam se preocupar com o que o mundo pensa deles, mas com o que pensam uns dos outros. Esse é nosso único problema. Sempre fomos um povo combativo, mas no passado soubemos nos unir acima de nossas diferentes visões, fortalecer nossa solidariedade e aproveitar a diversidade de nossas perspectivas. Essa sempre foi nossa fonte de força. Hoje, tudo que nos resta é a beligerância que dirigimos uns aos outros. O Rei Salomão nos ensinou que “o ódio desperta contendas, e o amor cobrirá todos os crimes” (Provérbios 10:12). Esquecemos metade da lição: somos excelentes em odiar, mas falhamos miseravelmente em encobrir nossos crimes com amor. Quando nos odiamos com tanta paixão, como podemos esperar que alguém goste de nós?

Portanto, como nossos sábios sempre advertiram, se nos concentrarmos em nossa solidariedade, tudo ficará bem. No Livro da Consciência, o Rabino Eliyahu escreve: “Recebemos a ordem de fortalecer a unidade entre nós, a cada geração, para que nossos inimigos não nos governem”. Da mesma forma, o livro Shem MiShmuel afirma: “Quando [Israel] é como um homem com um coração, eles são como uma parede fortificada contra as forças do mal”. Quanto mais cedo abrirmos nossos corações às palavras de nossos sábios, que queriam apenas o nosso melhor, mais cedo eliminaremos o ódio das nações contra nós – não lutando contra seu ódio, mas lutando por nosso amor uns pelos outros.