“Por Que Consideramos Algumas Vidas Mais Valiosas Do Que Outras?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Consideramos Algumas Vidas Mais Valiosas Do Que Outras?

Consideramos algumas vidas mais valiosas do que outras porque deixamos de ver o sistema geral de nossa interdependência e interconexão global.

Pertencemos a um único sistema. Em essência, somos todos um organismo. Cada um de nós é como uma célula de um único organismo, uma célula que precisa cuidar do bem-estar de todo o organismo. Se virmos que a humanidade é, em última análise, um organismo com órgãos e partes diferentes, entenderemos que cada pessoa é imensamente importante.

Em um organismo vivo, leva apenas uma célula para se tornar cancerosa a fim de detonar a morte do organismo. Nossa natureza egoísta funciona da mesma maneira: por natureza, desejamos “consumir” os outros, ou seja, usar os outros em prol do benefício pessoal. Da mesma forma, hoje todos nos comportamos como células cancerosas. Esta terrível situação está sendo cada vez mais mostrada para nós em nossa era: quanto mais descobrimos nossa interdependência e interconexão global, mais também vemos como nossa natureza egoísta não nos permite desfrutar de nossa conexão cada vez mais estreita, mas pelo contrário, sentimos isso de forma cada vez mais negativa e ameaçadora.

Se reconhecermos a tendência conflitante de nosso desenvolvimento atual, ou seja, quanto mais conectados nos tornarmos globalmente, tecnologicamente e economicamente, mais sofreremos com nossos egos em conflito uns com os outros, então começaremos a perceber que precisamos nos curar em nossas atitudes uns aos outros – rejeitar nosso egoísmo, consumo e exploração de outros, e mudar para um estado onde nos conectamos positivamente acima do nosso egoísmo, desenvolvendo novos fios altruístas em nossas conexões.

Ao descobrir a crise de nosso desenvolvimento atual e a direção que nosso desenvolvimento precisa seguir para progredir para um mundo melhor, veremos que a vida consiste em permitir que todos contribuamos positivamente para a sociedade. Se encorajarmos todos na sociedade a contribuir para a sociedade, descobriremos nossa igualdade. Então, a vida de uma pessoa não poderia ser considerada mais ou menos importante do que a vida de outra pessoa.

Baseado em uma Q&A  com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.