Descidas E Subidas No Caminho Espiritual

294.2Pergunta: Como é se esforçar para sentir o Criador conectado às descidas e subidas?

Resposta: Em nosso mundo, o desejo de receber está constantemente trabalhando em nós automaticamente, e eu sinto nosso mundo mais ou menos em relação a ele. No mundo espiritual, meu desejo natural é o desejo de doar, e eu sinto meus estados em relação a como ele flutua em mim.

Ou seja, uma sensação maior do Criador (a qualidade de doação) é uma subida e uma menor é uma descida.

Naturalmente, as descidas e subidas no mundo espiritual são completamente diferentes das descidas e subidas em nosso mundo, porque na espiritualidade todas elas vêm de nossos esforços. No mundo corporal, não precisamos de esforços especiais porque existimos automaticamente no egoísmo, a propriedade de recepção. E no mundo espiritual, a fim de existir nele mesmo em uma extensão mínima, devemos fazer esforços constantes para nos elevar acima do egoísmo para a próxima propriedade, a propriedade de doação.

Esses são esforços internos especiais quando atraio conscientemente a luz superior e ela organiza uma nova propriedade em mim. Eu não posso simplesmente existir automaticamente na doação porque então caio novamente no egoísmo, que é nossa principal propriedade natural.

Assim como se você quisesse, suponha, estar acima do solo, você deve fazer alguns esforços para fazer isso. E assim que o esforço desaparece, você cai no chão novamente.

Comentário: Mas os Cabalistas escrevem que se uma pessoa cruzou a barreira potencial entre os dois mundos chamada Machsom, ela nunca cairá na corporeidade.

Minha Resposta: Ela ainda precisa fazer constantes esforços antiegoístas.

Pergunta: É difícil existir no mundo espiritual?

Resposta: Não, não é difícil. Tudo depende de quanto nos preocupamos com a grandeza do Criador, com a grandeza da propriedade de doação. Se nos dedicarmos a esta força, à sua importância, à sua grandeza, não é difícil e pode ser permanente.

No entanto, será permanente quando começarmos a nos esforçar. Ou seja, a aplicação desse esforço pode se transformar em nosso estado permanente. É um esforço agradável. Na medida em que se sente a grandeza do Criador, isso se torna agradável.

De KabTV, “Estados Espirituais”