Respiração Artificial

232.08O Criador espera que nos unamos cada vez mais e mais corretamente sobre a escuridão crescente que cresce dia a dia.  Não temos medo dessa escuridão, e já podemos nos apoiar, como se diz: “Eles ajudaram cada um de seus amigos”.

Sozinho, sem meus amigos, eu não poderia ascender. Às vezes, chegamos à aula completamente vazios, sem qualquer vislumbre em nossos corações ou em nossas cabeças. Mas quando nos envolvemos com outras pessoas, recebemos um despertar delas.

E isso está correto. Não tenha medo ou vergonha disso. É o que se denomina centro da criação, quando eu, vazio, desiludido e sem poder fazer nada, recebo forças da conexão com meus amigos e começo a despertar como se fosse uma respiração artificial.

Devemos nos sentir cada vez mais dependentes da dezena que nos dá a vida. Sem a dezena não há vida, mas apenas a existência animal que está condenada à morte.

Este tempo de vida no corpo animal é dado para que possamos traçar um canal de cada um de nós para o centro de sua dezena e entre todas as dezenas para seu centro comum até que tudo esteja conectado com as gerações de Cabalistas do passado. Gradualmente, todos nós nos enrolaremos em um único ponto no centro de Adam HaRishon. É como se estivéssemos enrolando o tapete que foi desdobrado para nós e, assim, alcançamos a grandeza do Criador.

A partir disso, podemos compreender nossa dependência uns dos outros, porque nossa salvação está apenas na dezena. Todos os que perdem a conexão são lançados na vida animalesca e quem sabe se eles terão uma chance de voltar.

Portanto, é necessário fortalecer o máximo possível os laços na dezena. E nós vamos cair todos os dias em mais e mais egoísmo, mas a conexão de ontem nos ajudará hoje. Quando eu caio em um estado bestial, fico com um registro (Reshimo) da conexão de ontem com meus amigos, que me revive e constrói a base para um novo estado espiritual.

Portanto, as descidas não são menos importantes do que as subidas, porque a vantagem da luz é revelada a partir da escuridão. Quanto maior a escuridão, maior a luz, e na junção entre a luz e a escuridão, a grandeza e a importância do Criador é revelada a nós, tecida de ambas, como em: “Eu sou o Senhor e há nenhum outro. Quem forma a luz e cria a escuridão”.

Da Lição Diária de Cabalá 03/02/21, “A Grandeza do Criador na Dezena” (Preparação para a Convenção de 2021)o