“Qual É A Ideologia Principal Da Cabalá?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Principal Ideologia Da Cabalá?

A sabedoria da Cabalá é um método que nos permite alcançar a percepção e a sensação da dimensão mais elevada da realidade, acima da vida e da morte corpórea, enquanto estamos vivos neste mundo.

Ao fazer isso, podemos sentir nossos estados futuros e ganhamos a capacidade de influenciar diretamente a realidade de sua “sala de controle”. Precisamos apenas alcançar a conexão com a fonte de nossa vida e, ao fazer isso, assumimos o controle de nosso destino.

A Cabalá foi revelada pela primeira vez 5.781 anos atrás por Adão, que escreveu o livro Raziel HaMalach (hebraico “O Anjo Secreto”). Ele descreve a força oculta (ou seja, “anjo” é um certo tipo de força espiritual) que opera nossa realidade e que pode ser revelada aplicando um certo método. Após 20 gerações de Cabalistas, Abraão fez o próximo grande desenvolvimento na sabedoria da Cabalá ao fundar o primeiro grupo Cabalístico, que se tornou conhecido como “o povo de Israel”. Este foi um grupo que se reuniu com base no princípio “ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor ao próximo tornou-se a principal ideologia e constituição dos Cabalistas. Eles se uniram como uma nação única, que mais tarde ficou conhecida como “os judeus”, da palavra para unidade (“Yichud”).

Em determinado estágio de seu desenvolvimento, o grupo acabou tendo que mostrar aos babilônios da época, que não queriam seguir Abraão, a necessidade de autotransformação e correção: elevar-se acima da intenção egoísta para benefício pessoal em detrimento de outros. Ao fazer isso, eles formaram pontes de unificação e amor sobre o ódio e divisão desenfreados da época.

A principal ideologia da Cabalá é, portanto, “ame o seu próximo como a si mesmo”, e o método da Cabalá é o de atingir tal unificação acima do ego humano divisivo. No auge do desenvolvimento de laços crescentes de amor e união acima de nossos impulsos divisores inatos, as duas extremidades do universo – egoísmo e altruísmo, divisão e unificação, recepção e doação – se combinam em uma única criação, ou seja, “receber para dar”. Ao atingir esse princípio na prática, implementamos a fórmula para todos nós vivermos em harmonia, felicidade e equilíbrio com a natureza. Além disso, também descobrimos a realidade eterna e perfeita de nossa alma que existe acima da vida e da morte corporal.

Atualmente, temos uma qualidade única: a recepção. Mesmo se dermos, o fazemos com o cálculo de que queremos receber algo em troca. Ao adicionar a qualidade de dar a nossa qualidade inata de receber – isto é, dar puro sem nenhum fiapo de intenção egoísta dentro de nós – alcançamos uma conexão perfeita uns com os outros, equilibrando nosso egoísmo com a qualidade altruísta da natureza, ou em outras palavras, equilibrando o polo negativo da realidade com o polo positivo.

A Cabalá explica como a natureza se divide em quatro níveis: inanimado, vegetativo, animal e humano. Nos níveis inanimado, vegetal e animal, a própria natureza se equilibra entre dar e receber, positivo e negativo. No nível humano, porém, ou seja, no nível de nossos relacionamentos e atitudes uns com os outros, não temos conexão com o lado altruísta da realidade. Como tal, quanto mais nossos desejos egoístas evoluem com o tempo, mais encontramos problemas e crises em todas as escalas da vida.

Em outras palavras, a causa última dos problemas de nossa vida é a desarmonia entre o altruísmo e o egoísmo. A sabedoria da Cabalá é um método para estabelecer o equilíbrio correto entre essas duas qualidades e, ao fazer isso, traz o equilíbrio pessoal, social e global.

Também é importante notar que a Cabalá não é uma religião, mas uma ciência. Onde a religião é baseada na crença em um ou vários poderes superiores, a Cabalá é, em vez disso, um método pelo qual alcançamos uma revelação dos poderes superiores por meio de investigação, experimentação, coleta de feedback e, ao fazer isso, “enxaguando e repetindo” até que possamos cientificamente confirmar nossa obtenção da qualidade altruísta acima de nossa egoísta inata. Não envolve a realização de rituais, o uso de qualquer roupa específica ou a atribuição de qualquer importância especial a quaisquer objetos físicos. Em vez disso, envolve estudo e participação em um ambiente que apoia o progresso para a realização da realidade superior. Ao fazer isso, qualquer pessoa pode avançar para uma realização tão elevada.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.