“Quais São Todos Os Benefícios Da Dor Física?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Quais São Todos Os Benefícios Da Dor Física?

A dor nos protege fazendo-nos sentir uma fronteira, onde se a cruzamos, entramos em uma zona de perigo.

Normalmente, queremos simplesmente não sentir dor e, se a sentimos, queremos que desapareça imediatamente. Junto com essa tendência, vale a pena acrescentar um escrutínio de porque sentimos dor e como podemos nos livrar dela. Ou, ao contrário, pode ser que sintamos dores por uma doença que vem à tona, o que é um sinal de que precisamos nos tratar.

No entanto, mais importante, devemos entender que nossa natureza é o desejo de desfrutar, que deseja se afastar da dor e se mover em direção ao prazer, gozo e felicidade. O que, então, se interpõe entre nossa experiência de total gozo e felicidade na vida em comparação com uma vida cheia de dores? É simplesmente uma tela diferente pela qual podemos perceber e sentir a realidade.

Para conseguirmos essa mudança onde percebemos e sentimos um mundo cheio de bondade e felicidade, precisamos apenas nos conectar com nossos desejos e aplicar esforços para mudá-los para que possamos começar a perceber tudo em nosso mundo como bom e agradável.

Essa é uma mudança interior que exige que desejemos dar aos outros tudo o que é bom para eles e, em troca, receberemos toda a bondade que desejamos para nós.

Se fizermos tal transformação, experimentaremos perfeição e felicidade absoluta, ou como está expresso na Torá, “uma terra de leite e mel”.

Tudo depende do nosso desejo de dar aos outros. No momento em que nos livramos de nossa intenção egoísta de receber às custas dos outros, e a substituímos por uma intenção altruísta apenas de beneficiar os outros, quando alcançarmos esse desejo de doação, veremos que há uma abundância de tudo de bom em vida na frente de nós, e vamos querer apenas dar essa abundância a outros. Pode ser comparado a todo o ouro, prata e diamantes do mundo que aparecem de repente bem diante de nossos olhos quando não temos intenção de receber nada para nós mesmos, mas apenas desejar que outros se beneficiem disso. Quando atingirmos esse grau em nossa intenção, experimentaremos perfeição e felicidade totais.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.