“Por Que Choramos?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Choramos?

Chorar vem de concordar que estamos sem energia, que nosso destino não está em nossas mãos; que existe um “algo” superior em nossas vidas, sobre o qual nada podemos fazer; e que, em última análise, não temos ideia do que está acontecendo em nossas vidas.

Choramos porque nos sentimos fracos e desamparados. Ao fazer isso, também cedemos à força superior, uma força maior da natureza que existe na realidade.

Em nossa realidade corporal, chorar é a nossa forma de nos expressarmos quando queremos o que está fora do nosso alcance, ou quando sentimos um certo tipo de compaixão por outras pessoas, ou seja, nos imaginando no lugar de outras pessoas e tendo medo das mesmas ocorrências negativas ocorrendo conosco.

Na espiritualidade, o choro é a expressão da participação passiva em nossa correção espiritual, ou seja, a transformação de nossa intenção egoísta de receber em uma intenção de amar e doar. Ou seja, chorar é um sinal de que nós (como um Partzuf espiritual ou alma) estamos espiritualmente fracos, no estado chamado “Katnut” (“pequenez espiritual” ou “infância espiritual”), que é um pequeno estado espiritual onde temos uma pequena intenção de doar acima de nosso desejo de receber inato. Em outras palavras, em tal estado, nossa intenção é forte o suficiente para nos proteger de receber egoisticamente para benefício próprio, mas ainda não nos permite trabalhar diretamente com nosso ego a fim de amar e doar.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente