Machsom – Transição De Uma Qualidade Para Outra

537Pergunta: O termo “Machsom” em hebraico significa partição, barreira. O que Machsom significa do ponto de vista espiritual?

Resposta: Machsom é a transição de uma qualidade para outra, quando uma pessoa muda suas qualidades de egoísta para altruísta, da habilidade de trabalhar apenas para si mesma para ações para o bem dos outros ou para o bem do Criador. Em outras palavras, sua qualidade de dar prevalece sobre a qualidade de receber.

Pergunta: Qual dos Cabalistas usou este termo pela primeira vez?

Resposta: Eu ouvi pela primeira vez do meu professor Rabash. Então esse termo aparece várias vezes em nossas fontes.

Pergunta: Baal HaSulam escreveu que essa é a fronteira psicológica entre os dois mundos?

Resposta: Isso não é apenas psicologia, mas o senso de sua atitude para com o mundo, uma mudança na natureza humana.

Comentário: É difícil entender como você pode realizar uma ação sem esperar algum benefício para si mesmo. Ainda hoje, os psicólogos dizem que isso é impossível.

Minha Resposta: Na verdade, é impossível. Mas o fato é que a utilização correta das forças da natureza – quando uma pessoa, além do poder de receber, começa a despertar a qualidade de doar – lhe dá a oportunidade de possuir ambas as forças e usá-las juntas.

Ou, a princípio, ela vai apenas para a força de doação, que é chamada de qualidade de doação ou fé (Emunah em hebraico), e então pode agir recebendo para doar.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 06/02/20

Comente