“Guerras São Muito Arriscadas” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Guerras São Muito Arriscadas

Não é que as lutas sejam coisa do passado, mas parece que as pessoas estão começando a entender que a guerra é uma má ideia. De Khamenei a Putin, de Xi Jinping a você, os líderes mundiais estão percebendo que o mundo é tão instável que, se eles começarem uma guerra, ninguém vai ganhar.

Mesmo as guerras regionais parecem cada vez mais uma má ideia; todos estão apavorados com o que podem levar. Isso não significa que não haja lutas pelo poder. Há lutas e continuará a haver lutas, mas não vejo uma guerra total no horizonte.

O fato é que o mundo se tornou tão interconectado que, se você iniciar um incêndio em algum lugar, acenderá um incêndio em todo lugar. Anteriormente, você poderia usar guerras por procuração para provocar outros países. Se um determinado país quisesse provocar os EUA, por exemplo, provocaria um conflito militar na América Latina ou Central. Os países também usaram a África como uma arena para provocar outros países, mas hoje nos tornamos muito globalizados e as guerras se tornaram muito arriscadas.

Somos governados por conexão. Podemos chamar de globalização ou podemos de pandemia; de qualquer forma, estamos todos inexoravelmente conectados. Portanto, a única coisa inteligente a fazer é usar a conexão que nos foi imposta em nosso benefício.

A conexão em si não é ruim. Na verdade, é muito boa para nós, se usada corretamente. Isso economiza custos, poupa esforços, utiliza as vantagens de um país para beneficiar outros países e tem o potencial de tornar nossas vidas muito melhores. O problema é que estamos tentando usar a conexão para aprofundar nossa exploração uns dos outros, em vez de para fins positivos.

A solução é não se desconectar; a conexão ultrapassou o ponto sem retorno. A solução é consertar a conexão para que não a usemos para explorar e controlar uns aos outros, mas para encorajar e apoiar uns aos outros. Se fizermos isso, todos se beneficiarão com ela.

Para mudar a forma como usamos a conexão, temos que mudar nossa mentalidade. Não temos escolha a não ser mudar de uma mentalidade de lutas pelo poder para uma mentalidade de apoio. Por quê? Se não mudarmos nossa mentalidade, sofreremos mais e mais até que nos rendamos e concordemos em apoiar uns aos outros, portanto, quanto mais cedo mudarmos nossa mentalidade, melhor. Aos poucos, devemos mergulhar em nossas mentes que a era das guerras acabou e a era da conexão e do apoio mútuo começou, e devemos representar o nosso papel. Aqui é onde vai a realidade, e se comportar de qualquer outra forma está fora de contato com a realidade.

Chefes de Estado continuarão a lutar pelo poder, mas nós, humanidade, devemos afundar em nossas mentes que a conexão é nossa única opção para uma vida decente. Se abraçarmos a conexão, nossos governantes não terão escolha a não colaborar. Se deixarmos a ideia penetrar em nossas mentes, ela penetrará em nossas vidas. Todos nós não quereríamos isso?