A Diferença Entre Torá Oral E Escrita

227Pergunta: Existe alguma diferença entre Torá oral e escrita em termos de influência sobre uma pessoa?

Resposta: Claro. A Torá oral é superior à Torá escrita porque é transmitida boca a boca, ou seja, através de telas comuns entre professor e aluno.

Pergunta: Mesmo se você quisesse, é impossível transmitir isso por escrito?

Resposta: Não. Ninguém entenderia. Estas não são palavras.

Pergunta: É por isso que a Torá diz que é proibido?

Resposta: O que a Torá chama de proibido significa impossível, impossível de transferir. Quando as pessoas foram para o exílio, começaram a escrever tudo porque era necessário salvar alguma coisa. Houve tal desejo e uma lei foi aprovada para permitir a gravação.

Pergunta: Por que não está claro o que está escrito no Talmude, na Mishná e no Livro do Zohar?

Resposta: Tudo está claro no Talmude e na Mishná. Tudo é explicado ali alegoricamente, na linguagem dos ramos.

Comentário: Mas para uma pessoa que não está em realização, isso é incompreensível.

Minha Resposta: Para uma pessoa que não está em realização espiritual ou que não entende nem mesmo aproximadamente o que é dito em todos esses livros, toda a Torá, tudo o que ela descobre é como um livro de biologia, zoologia, história ou algum tipo de conto de fadas.

Na verdade, a Torá é uma instrução para a correta inclusão mútua e unificação das pessoas, na qual o Criador ou vida se manifesta, o que, em princípio, é o mesmo. Como quando as células do corpo estão conectadas, a vida se manifesta nele, então, quando as pessoas se unem, a força vital se manifesta no nível seguinte.

Há pessoas que alcançaram isso e o descreveram em seus escritos. Portanto, tudo o que foi declarado por eles é chamado de Torá escrita.

Existem coisas que não podem ser descritas. Elas são reveladas apenas por meio do contato interno entre professor e aluno, denominado boca a boca (mi peh el peh). Esta é a Torá oral.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 03/06/19

Comente