“Chamas De Ódio São Mais Quentes Que Fogo” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Chamas De Ódio São Mais Quentes Que Fogo

De alguma forma, os incêndios na Costa Oeste, que agora se espalharam pela metade oeste dos Estados Unidos de Montana até o Texas, parecem ter amenizado a acalorada disputa eleitoral, a batalha desesperada contra Covid-19 e até mesmo a tragédia que essa temporada de furacões está desencadeando nos estados ao longo do Golfo do México. Mas, a menos que percebamos que as chamas, as tempestades, o vírus, as tensões raciais e a violência nas ruas da América e nos lares americanos vêm da mesma origem, as coisas só vão piorar, por mais difícil que seja de imaginar.

O ódio no coração de muitos americanos hoje é mais quente do que as chamas que estão queimando os cenários mais bonitos do país. Ele está provocando tempestades, incendiando as ruas e colocando pessoas umas contra as outras. Até que o fogo nos corações dos americanos seja apagado, o país continuará a desmoronar.

Uma visitante da minha página do Facebook perguntou com ressentimento: “Você ora por ela (América)? Você ora por seus vizinhos?” Ela se ressentiu com o que parecia ser uma advertência e sentiu como se eu não me importasse. Eu entendo por que ela se sentiria assim, mas a verdade é exatamente o oposto. Desde 2002, fiz pelo menos quatro longas viagens de costa a costa, elaborando sobre o futuro que vi para a América em geral, e para os judeus americanos em particular. Durante todas elas, minhas advertências foram recebidas com zombaria e condescendência. Isso não me impediu de tentar mais e mais. E quando eu não fazia uma turnê, eu escrevia ou falava sobre isso – em minhas próprias páginas de mídia social e em cada meio que publicasse minhas advertências. Eu ainda estou fazendo isso. Essas são as ações de alguém que não se importa? Alguém que não se importaria sairia do seu caminho, investiria dinheiro e enfrentar escárnio e acusações de que ele não é realista?

Mesmo agora que minhas advertências estão se tornando realidade, alguns americanos optam por se concentrar no tom das minhas palavras, em vez de em suas próprias ações. Em vez de ver que estou dizendo agora o que venho dizendo nas últimas duas décadas, e que meu único objetivo é alertá-los e sugerir o que acredito que os ajudará, eles escolhem minha escolha de palavras. Seria muito mais útil para eles se olhassem dentro de seus próprios corações e examinassem como se sentem um pelo outro, uma vez que esse é o cerne do problema.

Essa é a verdade. Eu poderia escolher falar docemente com meus leitores e ser uma pessoa popular, mas isso não seria um ato de amor; seria bajulação para ganhar fama ou dinheiro. Pior ainda, não daria aos meus leitores de língua inglesa nada de valioso para ajudá-los nas crises crescentes. Meu presente era então o que é agora: a verdade. Se você tem uma bolha, estoure-a enquanto ela estiver pequena. Sempre dói menos.
Portanto, agora você sabe que oro pela América, e minha oração é sempre a mesma: que os americanos conheçam a verdade e tenham força e coragem para agir de acordo.

O ódio no coração de muitos americanos hoje é mais quente do que as chamas que estão queimando os cenários mais bonitos do país. Ele está provocando tempestades, incendiando as ruas e colocando pessoas umas contra as outras. Até que o fogo nos corações dos americanos seja apagado, o país continuará a desmoronar.

Nas disputas e discussões sobre quem está certo, todos estão errados. A única resposta certa é que brigas são feitas para nos elevarmos acima delas e fazer as pazes. As diferenças são feitas para nos ajudar a crescer e ter mais visualizações. Enquanto não entendermos que não podemos vencer a guerra social a menos que ambos os lados se unam acima de seu ódio, e que o próprio ódio é o único inimigo real, os problemas continuarão chegando mais rápido e mais intensos.

Isso é verdade tanto para a América como para qualquer outro lugar. Mas agora, a América está queimando, se afogando, morrendo por tiros e enchendo seus hospitais com pacientes Covid. E como os americanos estão sofrendo, meu coração está com eles. Oro por eles e desejo o melhor: que vejam a verdade e tenham a coragem de se unir acima do ódio.