Sementes Do Exílio, Parte 4

laitman_747.01De Onde Vêm Todos Os Problemas?

Observação: No jornal A Nação, que Baal HaSulam publicou em 1940, ele escreveu: “Jerusalém foi arruinada apenas por causa do ódio infundado que existia naquela geração”. Naquela época, a nação foi atormentada e morreu, e seus órgãos foram espalhados em todas as direções.

Também Naftali Berlin escreveu em Introdução ao livro de Bereshit: “A geração dos tempos da destruição do Segundo Templo foi teimosa e depravada. Portanto, por causa de um ódio infundado mútuo em seus corações, eles acreditavam que toda pessoa que agisse de forma contrária à sua opinião deveria ser morta. E todos os problemas surgiram disso, até que o templo finalmente caiu.

Mas, por outro lado, os judeus guardavam os mandamentos externos.

Meu Comentário: Não. Isso, em nosso tempo, é considerado observar os mandamentos. Naquela época, considerava-se que observar os mandamentos cumpria o princípio básico de amar o próximo.

Tudo o resto é apenas etiqueta, costumes que nada têm a ver com o estado interno do povo. Portanto, a destruição do Segundo Templo ocorreu apenas por causa do ódio infundado, embora o povo tenha observado absolutamente todas as leis.

O rabino Akiva estava chamando apenas uma coisa: “Ame seu próximo como a si mesmo. Nada mais é necessário”. Ainda assim, o Templo desabou precisamente porque as pessoas disseram: “Mas seguimos todos os costumes”. No entanto, o mais importante estava faltando: a proximidade dos corações.

Observação: Mas podemos dizer que eles não conseguiram observar o princípio de amar o próximo, pois a natureza os conduziu dessa maneira.

Meu Comentário: Por um lado, esse é um processo natural e, por outro, somos obrigados a fazer isso. De fato, mesmo agora não sabemos o que a natureza está preparando para nós.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 08/07/19