“O Que Ninguém Diz Sobre O Coronavírus?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Ninguém Diz Sobre O Coronavírus?

A causa do coronavírus é o desequilíbrio humano com a natureza.

Como um sistema de partes interdependentes e interconectadas, a natureza é composta de quatro níveis: inanimado, vegetativo, animado e humano.

Os três primeiros níveis da natureza – inanimado, vegetativo e animado – funcionam em perfeito equilíbrio com a natureza, seguindo instintivamente os comandos da natureza.

Em contraste, o nível humano, nós, perturba o equilíbrio da natureza.

Como?

Nós temos uma qualidade egoísta adicional que as outras partes da natureza não têm.

Onde outras partes da natureza operam para se preservar, crescer e sobreviver, além de nossa preservação, crescimento e sobrevivência, também queremos desfrutar às custas de outras pessoas.

Especificamente, a exploração de outras pessoas em benefício próprio é o que causa desequilíbrio na natureza.

Antes do coronavírus atingir a humanidade, essa exploração estava desenfreada em nossa sociedade consumista moderna, e o golpe do coronavírus serviu para nos acalmar. Ele nos forçou a entrar em quarentena, isolamento, distanciamento social e condições de ficar em casa, e, nessas condições, seria sensato pensar em como podemos restaurar o equilíbrio com a natureza.

Se usarmos o exemplo que o coronavírus nos deu, de como ele não faz discriminação entre pessoas de status diferente, seja um João qualquer ou um líder mundial, também seria sensato nos relacionarmos igualmente.

Se considerarmos a interdependência e a interconectividade da natureza, o que significaria para nós seres humanos agir em equilíbrio com esse sistema? Aumentar nosso cuidado e responsabilidade um pelo outro seria nossa maneira de igualar a interconectividade da natureza.

Implementar a habilidade adicional que nós humanos recebemos significa criar sistemas que priorizam o benefício dos outros em detrimento de nós mesmos. Influenciar um ao outro a pensar e agir dessa maneira nos aproximará da forma integral da natureza e, ao fazer isso, experimentaríamos uma harmonia e um prazer recém-encontrados, coisas que nunca sentimos antes.

Assim, eu espero que aproveitemos ao máximo esse período de coronavírus para nos aproximarmos um do outro e da natureza.