Dois Níveis De Desejos

laitman_423.01Comentário: Na espiritualidade, todos os fenômenos, pessoas e o mundo inteiro são como dentro de uma pessoa. A maneira como se comportam e o que fazem, tudo acontece em mim. E eu percebo todos os eventos ruins e bons como acontecendo comigo.

No mundo material, tudo é dividido em muitos objetos que são divididos em natureza inanimada, vegetativa e animada.

Minha Resposta: Isso se deve ao fato de que nossos desejos podem estar em dois níveis.

No nível do nosso mundo, eles são completamente diferentes, até antagônicos entre si. Depois sentimos um mundo antagônico, desmontado e despedaçado. É isso que percebemos em nossas propriedades egoístas porque elas são antagônicas.

Na espiritualidade, como essas mesmas propriedades tendem a interagir, complementar e se conectar, sentimos um único dispositivo, um único mundo.

Comentário: Rabash, no artigo 18, escreve: “Deve-se lembrar o que ‘Israel e o povo do mundo’ significa da regra de que tudo está em uma pessoa. Então a propriedade ‘Israel’ é chamada de ‘doação’, e todas as suas ações são apenas de doação, e isso é chamado de ‘inclinação ao bem’ no homem, e as nações do mundo são chamadas de ‘Kelim de recepção’, e isso é a ‘inclinação ao mal’ no homem.

Minha Resposta: Em princípio, esses são dois tipos de desejos que se manifestam em nosso mundo como dois grupos de pessoas: o povo de Israel e os povos (nações) do mundo. Mas, de fato, tudo isso é sentido dentro de uma pessoa.

Há obras milenares de Cabalistas que tentaram declarar isso mais ou menos claramente para o povo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 10/06/19

Comente