“Como Eu Supero O Complexo De Pessimismo E Inferioridade Dentro Da Minha Mente?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Eu Supero O Complexo De Pessimismo E Inferioridade Em Minha Mente?

Pessimismo e otimismo são características embutidas em nós, com as quais nascemos.

Embora tenhamos características que recebemos desde o nascimento, a maneira como essas características podem ser influenciadas e direcionadas é através das muitas influências sociais variadas em nossa vida.

Os exemplos que vemos em nossa sociedade – de nossas famílias imediatas, através de amigos, conhecidos, a educação que recebemos, a mídia que consumimos e a cultura em que participamos – todos influenciam a expressão de nossas características.

Portanto, se sentirmos um problema com nossas características internas, precisamos pensar em tudo e em todos que nos influenciam, e que tipos de mudanças devemos fazer em nossos círculos sociais e na mídia que consumimos para nos impactar positivamente. É como diz o ditado: “Diga-me quem é seu amigo, e eu direi quem você é”.

Além disso, o pessimismo não deve ser pensado como uma má qualidade. É uma qualidade inata, e algumas pessoas são naturalmente mais pessimistas, enquanto outras são naturalmente mais otimistas.

Foto de Kyle Glenn no Unsplash

É importante que entendamos que vivemos em um sistema da natureza globalmente interdependente, que age como resultado do equilíbrio entre todas as qualidades positivas e negativas, incluindo otimismo e pessimismo.

Portanto, para alcançar o equilíbrio com a natureza, precisamos aprender a nos conectar positivamente com outras pessoas que têm características diferentes.

A complementaridade mútua resultante que desenvolveríamos, onde cada um de nós sustentaria nossas características inatas, mas aprenderia a direcioná-las de maneiras benéficas para toda a sociedade humana, “nos ligaria” a uma homeostase harmoniosa entre si e a natureza.