“O Significado De Tu Bishvat” (Kabbalah.Info)

Meu novo artigo: “O Significado De Tu Bishvat“:

Tu BiShvat, que acontece no dia 15 de Shevat, parece ser um feriado judaico de menor importância, como se estivesse escondido entre os distintos Rosh Hashaná, Yom Kipur, Sucot, Chanucá, Purim, Pessach e Shavuot. Seus costumes são poucos e simplistas: comer frutos secos e beber vinho enquanto as crianças plantam sementes de árvores.

No entanto, de acordo com seu significado interno, o feriado de Tu BiShvat tem uma importância monumental entre os feriados judaicos, pois discute um discernimento muito importante em nosso caminho para uma realidade harmoniosa: o discernimento de precisar escolher um ambiente, plantar-nos nele, investir nele e cuidar dos meios que possam nos fazer crescer e nos tornar cada vez mais idealmente conectados.

Nos nossos tempos atuais, enquanto avançamos no meio de uma divisão social aquecida, do terror e da ansiedade por armas nucleares, do despertar das tendências nazistas, fascistas e xenófobas, além do aumento da depressão, do estresse e da solidão, o feriado de Tu BiShvat chega para nos lembrar o poder positivo da natureza. A semente que plantamos no solo simboliza o grande potencial que reside em nossas conexões.

Essa semente germinará e se transformará em uma árvore vivificante, que mais tarde dará frutos. Por exemplo, um sentimento de segurança e confiança nas ruas, a redução da desigualdade e disparidade econômica, um sistema de saúde que se preocupa com todas as pessoas e a educação de valores enriquecedores de conexões. A sabedoria da Cabalá, o ensino de como atrair a força da natureza da conexão positiva em nossas relações, é a água. Quando deixamos fluir entre nós o espírito da conexão positiva (“a água”), ele serve para lubrificar nossas conexões, vitalizando-as com a força conectiva positiva da natureza.

Investir em solo fértil e rico pode ser comparado à construção de um ambiente que valorize a qualidade de amor, doação e conexão da natureza acima de quaisquer outros valores. Essa é a mensagem universal de Tu BiShvat. É também a razão pela qual os Cabalistas sempre consideraram o feriado de extrema importância. Enquanto a Torá compara a humanidade a uma “árvore do campo”, Tu BiShvat, também chamado de “o Ano Novo das árvores”, é um convite ao início do crescimento, ao começo de uma nova vida.

“A pessoa é chamada de árvore do campo, e Rosh Hashaná é o momento do julgamento, para o bem ou para o mal. … Está escrito: ‘Para sempre se constrói a misericórdia’ (Salmos 89:3). Então, no Tu BiShvat, que é chamado de Ano Novo das Árvores, devemos ser fortalecidos com a qualidade da bondade, porque para isso merecemos frutos, que são chamados de ‘árvores que dão frutos’”.

– Rabino Baruch Shalom HaLevi Ashlag, Dargot HaSulam, “O Ano Novo das Árvores”.

Feliz feriado!

Significado Espiritual De Tu Bishvat

Tu Bishvat, “O Ano Novo das Árvores”, simboliza o fruto do trabalho espiritual, o crescimento.

No primeiro estágio de nosso caminho espiritual, invertemos a intenção egoísta (Lo Lishma) em uma intenção altruísta (Lishma), doar em prol de doar. Na Cabalá, esse grau é chamado de “a qualidade de Biná“. A aquisição dessa qualidade nos torna uma “árvore do campo”.

Nosso próximo marco de progresso espiritual é receber para doar. Aqui, a árida árvore do campo começa a dar frutos. Isso é resultado do nosso trabalho e do nosso grau.

Agora usamos nossa “árvore” para cultivar frutos, satisfazer os desejos dos outros, e nos relacionamos com eles como fonte de doação. Dessa forma, igualamos a qualidade de doação e completamos nossa correção. Dessa forma, Tu BiShvat também contém a conclusão de nosso trabalho espiritual.

Tu BiShvat pode parecer um feriado trivial. Seus costumes não vão além de comer frutos, beber vinho e crianças plantando sementes de árvores no chão. No entanto, é um feriado muito importante, pois representa o resultado do trabalho espiritual, o fruto de nossos esforços. Fora dos quatro níveis da natureza – inanimado, vegetativo, animado, falante – Tu BiShvat representa a correção do nível vegetativo.

O Significado Do Ano Novo Para Árvores

O Ano Novo das Árvores marca seu despertar para a vida, simbolizando o despertar de uma pessoa para alcançar o objetivo da vida: equivalência com a qualidade da natureza do amor, doação e conexão da natureza.

O Significado De Um Homem É Como Uma Árvore No Campo

Uma árvore tem uma estrutura interna especial que se alimenta do solo e se estende para cima em direção ao sol. A parte mais importante da árvore é o seu fruto. Em geral, qualquer planta, tudo o que cresce da terra, nos alimenta e é a base da nossa vida material. Nosso desenvolvimento espiritual funciona de acordo com o princípio de que operamos como uma árvore através de todos os tipos de ações que realizamos.

O Significado Dos Frutos

Os frutos representam a conquista de nosso objetivo na vida, que é harmonizar-se com a qualidade da natureza de amor, doação e conexão. Em princípio, todos gostariam de atingir esse objetivo se entendessem o quão doce é esse fruto: uma existência eterna e perfeita na conquista absoluta, sem restrições e problemas.

Quer queiramos ou não, no entanto, nos aproximamos. No entanto, a Cabalá pode acelerar nosso caminho se a usarmos corretamente. Caso contrário, teremos de avançar da maneira que fazemos agora, com a ajuda de golpes desagradáveis ​​da natureza que nos empurram para a frente.

Há um belo futuro pela frente e eu espero que a mesma doçura que sentimos dos bons frutos da terra e das plantas, sintamos ao preencher nossa alma.