O Propósito De Um Grupo Cabalístico, Parte 10

laitman_527Como Os Princípios Cabalísticos São Diferentes Da Psicologia?

Pergunta: Como os princípios do trabalho em um grupo Cabalístico são diferentes da psicologia? Afinal, eles são muito parecidos.

Suponha que eu o considere inteligente e, para obter algo de você, naturalmente, preciso exaltá-lo. E se me considerar mais esperto que você, não receberei nada. Isso não é psicologia?

Resposta: Isso não é psicologia, porque em nosso movimento para um grupo, para a unidade e a conexão, nós nos esforçamos para atrair a força superior, chamada “o Criador”, de acordo com a metodologia prescrita pelos Cabalistas. Dessa maneira, nos elevamos acima da psicologia.

Não lidamos com as propriedades psicológicas de uma pessoa, mas queremos que a força superior e a luz superior comecem a agir sobre essas propriedades e sobre a própria pessoa.

Pergunta: Por exemplo, existe um princípio de exaltar um amigo. E eu tento me rebaixar. Isso não é psicologia?

Resposta: Todas essas são ações psicológicas, mas, ao tentar me rebaixar, conecto meus amigos e, desse modo, formamos um sistema que está em equivalência de forma com a luz superior. Tudo depende da nossa intenção: pelo que nos esforçamos, por que fazemos.

Pergunta: Acontece que na psicologia, rebaixar-se e exaltar alguém é realizado para, por exemplo, sentir-se melhor, e aqui, para revelar o Criador. Isto é, a diferença está apenas no objetivo, embora os meios externos sejam semelhantes?

Resposta: Naturalmente. O objetivo determina tudo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 06/06/19

Comente