Construindo A Sociedade Do Futuro, Parte 13

laitman_246Por Que Eu Deveria Acreditar Nos Cabalistas?

Comentário: Muitas pessoas podem dizer: “Por que eu deveria acreditar nos Cabalistas que o Criador é a qualidade de doação e amor?”

Minha Resposta: Você não precisa acreditar, só precisa avançar a sociedade em direção a isso, aproximá-la, com cuidado e gradualmente. Por que falar sobre isso? Embora isso não cause danos, as pessoas não escapam. Hoje elas estão em tais circunstâncias que não há muito tempo para discussão.

Comentário: Agora, muitos cientistas também dizem que tudo é tão subjetivo que você não pode provar nem negar a existência do Criador, mas pode apenas apresentar muitas teorias diferentes. É difícil provar alguma coisa, pois nosso cérebro trabalha para que possamos aceitar qualquer teoria.

Minha Resposta: O Criador é a lei da natureza. E devemos simplesmente cumprir essa lei, pois a totalidade da natureza em sua complexidade integral é chamada Criador.

Pergunta: E você não está tentando provar isso?

Resposta: Não. Você não pode provar nada a ninguém. Como posso provar a uma criança pequena a existência de algo que vai além de sua percepção? Não tem jeito. A única coisa que posso fazer é educá-la pacientemente, elevando-a ao nível em que ela verá tudo e dirá a si mesma. Caso contrário, não.

Pergunta: Portanto, é impossível explicar a uma pessoa que existem duas leis – a lei da recepção e a lei da doação – e quando damos à sociedade, nos tornamos como o Criador?

Resposta: Por que não? Isso pode ser explicado e com muita facilidade. Podemos ver nos níveis inanimado, vegetativo e animal como essas leis são observadas, como tudo é construído em um equilíbrio entre receber e doar.

No entanto, no nível da sociedade, não vemos isso porque, pelo contrário, tudo é construído apenas na recepção, e a doação só é possível se eu puder obter ainda mais. Isto é, na sociedade não há doação. Há recepção camuflada como doação.

Isso significa que as leis da natureza inanimada, vegetativa e animada precisam ser elevadas ao nível do estado da sociedade, ao nível humano, e aí devem ser realizadas e colocadas em prática.

Portanto, precisamos ver como isso é feito, como pode ser, para que, na sociedade, a recepção e doação, mais e menos, exista em nós da mesma maneira que nos três níveis anteriores. É possível ou não? Este, em princípio, é todo o problema e todos os nossos infortúnios. Se pudermos fazer isso, teremos um mundo perfeito.

Aqui não estou falando de religião, nem do Criador, nem de ninguém. É exatamente o que o mundo precisa, e hoje vemos isso. Vamos tentar implementá-lo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 07/02/19

Comente