Compreenda O Amor Aos Outros Através Do Amor A Si Mesmo

laitman_527.02Pergunta: Você diz que, para “amar o outro como a si mesmo”, uma pessoa precisa primeiro amar a si mesma. O que isso significa?

Resposta: Antes de começar a amar o outro, você deve sentir o quanto se ama, o quanto pensa em si o tempo todo e o quanto não pode desistir de si mesmo. O mais importante para você é agradar a si mesmo, sentir-se bem. Você não pode realmente pensar nos outros.

Quando você examina tudo isso e sente como é egoísta, começa a perceber que não precisa de nada, exceto transferir essa atitude em relação ao seu amado para os outros.

E uma pessoa que ainda não sente que ama apenas a si mesma, e com muita força, não pode começar a trabalhar no amor pelo outro. Ela não entende o que é o amor.

Nós compreendemos a noção de amor através do amor a si mesmo quando eu sou totalmente a favor de mim, o tempo todo para mim. Por exemplo, agora você se senta da maneira mais confortável e já pensa em como voltará para casa em breve, descansará um pouco e se deitará no sofá. “Onde estão meus chinelos, minha TV e meu jantar?” Isto é, você busca conforto o tempo todo. Você quer divertir apenas o seu amado eu, quer envolvê-lo e colocá-lo em uma cama quente.

A pessoa precisa sentir isso fortemente dentro de si. E ela pode sentir isso em uma dezena.

Quando você aspira a pensar nos outros na dezena, você realmente começa a sentir como ama apenas a si mesmo. Você não precisa de amigos, de ninguém. Você não pode pensar em ninguém além de si mesmo.

É especificamente a partir dessa percepção que você pode começar a falar sobre a necessidade de amar os outros. Você tem um exemplo de amar a si mesmo. Agora comece a se relacionar com os outros como se relaciona consigo mesmo. Não é fácil.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 29/12/19

Comente