O Que Significa Sentir Pena Do Público?

laitman_961.2Baal HaSulam, “Qualquer Um Que Sente Pena Do Público”: Portanto, um servo do Criador que não sente pena do público, mas sente apenas sua falta pessoal, seu receptáculo de abundância também não é maior. Como resultado, ele não poderá receber a revelação coletiva da Divindade na forma de conforto do público, pois não preparou um Kli para receber esse discernimento coletivo, mas apenas seu discernimento individual.

Por outro lado, quem sente pena do público e sente os problemas do público como seu próprio problema é recompensado em ver a revelação completa da Shechina, ou seja, o conforto de todo o Israel. Como a falta dele é uma falta coletiva, a abundância de Kedusha [santidade] também é coletiva.

Como um Cabalista pode sentir a tristeza do público? Afinal, o público tem desejos corporais comuns, como comida, sexo, dinheiro, honra e conhecimento. Ele deveria se arrepender de que alguém não tenha dinheiro ou honra? Não. Um Cabalista sente pena que o público esteja imerso em tais desejos, sentindo pena dele a tal ponto que é recompensado por ver a correção do público. Um Cabalista ora pelo público e recebe a luz do alto para transmiti-la às pessoas, corrigi-las e preenchê-las. Essa correção torna uma pessoa capaz de se tornar um canal para a luz. 1

Restringir O Egoísmo Em Prol Da Conexão

Não nos aprofundamos no estudo de nossas diferenças, mas simplesmente tentamos nos conectar e queremos nos ver como um só homem. Eu faço uma restrição em prol da conexão, restringindo meu egoísmo para dar espaço à conexão com um amigo.

A restrição não pode ser egoísta. Se estou me restringindo, parece apenas que estou restringindo meu egoísmo. A verdadeira restrição sempre acontece apenas para aceitar o outro: o resultado final deve sempre estar no pensamento inicial. Eu quero me conectar com o amigo e dar-lhe espaço no meu coração e, assim, faço uma restrição. Uma ação espiritual começa com o resultado final, com a intenção, e somente então é realizada. 2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/10/19, “O Benefício de Mudar para uma Dezena Mundial – Contração e Expansão” (Preparação para a Convenção na Bulgária)

1 Minuto 1:08:50
2 Minuto 1:40: 05

Comente