Geografia Espiritual, Parte 1

laitman_746.03No Sistema De Forças Superiores

Observação: Nas fontes, está escrito que todas as partes da Terra são influenciadas por forças espirituais, de acordo com a lei da raiz e do ramo.

Meu Comentário: O fato é que tudo vem das raízes espirituais. Existe uma única raiz, a força espiritual que mais tarde se decompõe no sistema de forças superiores conectadas umas às outras. Este sistema consiste em dez forças que depois se expandem para trinta e assim por diante.

Mas, em princípio, no universo existe a força de doação – influência, emanação, a força superior, o Criador, a luz – e a força de recepção – a força da criação, a força egoísta.

A sabedoria da Cabalá nos fala sobre o sistema do universo que praticamente consiste dessas duas forças que estão em um certo sistema de interações entre si. Suas interações originam-se de um nível muito alto quando existem na forma de forças e, em seguida, ocorre um engrossamento gradual, a manifestação da matéria na força receptora inferior.

Nesse estado, os mundos são construídos de cima para baixo: o mundo de Adam Kadmon, Atzilut, Beria, Yetzira e Assia. Então, em cada um desses mundos, ocorre uma nova divisão, baseada nas interações entre duas forças.

Isso é explicado do ponto de vista dos graus de interação mais internos e particulares, chamados Partzufim, ou seja, graus, e Sefirot, sub-graus, e sua divisão posterior.

Sefira” vem da palavra “Sapir“, que significa luminoso. Na medida em que a criação, isto é, o desejo de receber, o egoísmo, pode, acima de si, tornar-se como a qualidade de doação, recebe a luz superior, torna-se equivalente a ela e brilha.

Tudo isso leva ao fato de que, no final, existe um sistema de interação de duas forças iniciais, que em diferentes níveis de interação se entrelaçam e formam todos os tipos de combinações. Essas combinações entram em todos os tipos de conexões, montagens, etc.

É assim que Partzufim, Sefirot e mundos aparecem. Tudo isso está no sistema das forças superiores. Depois há como que a sua materialização em nossa percepção. Isto é, das forças tudo isso entra no sistema de interação em nossas qualidades corporais.

A diferença entre as qualidades espirituais e corporais está no fato de que as qualidades espirituais são construídas com base no princípio de doação, interação mútua e apoio mútuo quando cada um tenta fazer algo fora de si.

Depois, eles caem a um nível em que começam a interagir egoisticamente, apenas para manifestar algum tipo de qualidades, habilidades e realizações egoístas em si mesmos. Esta é a divisão entre o nosso mundo egoísta mais baixo e os cinco mundos superiores.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 28/01/19