Como Corrigir Relacionamentos Danificados?

laitman_961.2Pergunta: Relacionamentos danificados estragam a vida inteira das pessoas; podem ser confusos por causa de pequenos mal-entendidos. Qual é a coisa certa a fazer para evitar ressentimentos, relacionamentos danificados e melhorá-los?

Os psicólogos dão as seguintes recomendações: Tente entender o ponto de vista do colega. O resultado de uma ação nem sempre é intencional. A dificuldade com algumas micromanifestações é que todos nós aplicamos padrões diferentes à sua avaliação.

Resposta: Onde estão os padrões? O padrão é meu – como vejo os outros e me comparo com eles ou como me vejo e os comparo comigo. Isso está completamente errado. É como pegar um vestido e colocá-lo. Se eu usá-lo, meu estômago, meus braços e pernas finos se sobressairão e o vestido parecerá feio para mim.

Não há padrões comuns. Só pode haver um padrão: para o benefício do próximo. Isso é tudo. Não percebo ninguém, nem eu nem ninguém. Estou interessado apenas em uma coisa: se algumas situações ocorrem, se elas ocorrem em benefício do homem.

Por homem, quero dizer toda a humanidade, a imagem geral de uma pessoa. De maneira alguma eu considero alguém específico ou definitivamente estarei perdido.

Pergunta: Como podemos entender corretamente o ponto de vista da outra pessoa, esteja ele certo ou não?

Resposta: Não consigo entender outra pessoa. Como posso entendê-la? Como posso sair de mim mesmo para entender o outro?

Não, simplesmente precisamos agir de uma maneira que seja boa para a outra pessoa, para qualquer pessoa. Isto é, exceto pelas minhas necessidades de sobrevivência, em tudo o mais que depende de mim, devo agir pelo bem dos outros.

Isso é natural. Muitas vezes, como resultado de nossos hábitos, fazemos alguns movimentos, gestos ou pronunciamos algumas palavras, frases que podem parecer ofensivas a outras pessoas.

Podemos nem sentir e entender isso. É necessário sintonizar o coração. O coração deve ser ajustado à bondade para com os outros.  Todo o resto não vai funcionar.

Se uma pessoa estiver cordialmente sintonizada com a outra, ela será interpretada corretamente. Mesmo que tenha dito algo errado, de alguma forma não pudesse se expressar, a outra pessoa sentirá isso.

Aponte o coração para a outra pessoa, para todas as pessoas, para o bem. Precisamos nos acostumar com isso. Precisamos nos educar para isso. É necessário que a mesma atitude seja mantida pelo ambiente e pela sociedade circundante. Tudo ficará bem.

De KabTV, “Notícias com Dr. Michael Laitman”, 14/07/19

Comente