O Amor É O Preenchimento Dos Desejos Dos Outros

Laitman_138Pergunta: Por que os Cabalistas usam constantemente a palavra “amor”?

Resposta: Nossa matéria e a matéria de toda a natureza é o desejo. Amor é satisfação mútua, quando eu satisfaço seus desejos e você satisfaz os meus, e somente graças a esse estado nossas vantagens e desvantagens se conectam, e nos transformamos em um único corpo espiritual, em um único desejo.

Pergunta: Se, em vez de “amor”, eu digo “a força da atração”, isso está correto?

Resposta: Diga “a força da gravidade, da unidade ou da conexão”.

Observação: Afinal, as frases “amor ao próximo” e “ama o próximo como a si mesmo” são muito usadas e nos confundem muito.

Meu Comentário: Eu entendo. Lembro-me que também me deparei com isso. Agora não consigo imaginar alguma atração carnal como sinônimo de amor. Afinal, esses são instintos animais.

Pergunta: O método da Cabalá consiste em estabelecer a conexão correta entre as pessoas. Com isso, como escreve Baal HaSulam, invocamos energia dos estados em que estávamos anteriormente. A energia começa a nos afetar e a nos unir da mesma maneira que as moléculas uma vez se uniram. Apenas que a aproximação delas era inconsciente, e devemos fazer tudo conscientemente.

Que ação é essa de se aproximar de outras pessoas? O que devemos fazer?

Resposta: Devemos perceber os desejos de outras pessoas e tentar preenchê-los, e eles devem fazer o mesmo com seus desejos.

Talvez, de alguma forma, possamos sentir os desejos dos outros, embora isso seja muito difícil. Não temos ideia de como realmente fazer isso. Se quisermos preenchê-los, começaremos a sentir o quanto nosso egoísmo neutraliza isso. Teremos então que lutar conosco mesmos, nos colocar abaixo dos outros, e essa já é uma ação espiritual.

Pergunta: Como vou preencher os desejos dos outros, se não posso nem mesmo preencher os meus próprios desejos?

Resposta: Você não precisa. Deixe seus desejos em paz e preencha os outros. Então você verá que somente dessa maneira pode se preencher.

Pergunta: Mas eles têm muitos desejos. Eu não estarei apenas ocupado preenchendo-os o dia todo.

Resposta: Significa que você estará ocupado se preenchendo o dia todo. Somente através dos outros você pode se preencher. É por isso que a humanidade está se tornando cada vez mais devastada.

Observação: Sim, mas não me sinto assim. Eu não gosto de preenchê-los. Só se eu amo alguém, então, sim.

Meu Comentário: Portanto, você deve exigir que tenha amor por eles. Isso já está acima do seu egoísmo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 11/11/18

Comente